Detalhe

Capes publica quatro novos editais de programas de cooperação internacional

28/04/2017 | Por: Capes | 2961
Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou nesta sexta-feira, 28, quatro novos editais de cooperação internacional com a Alemanha e França. São eles:

Probral
Probral, parceria com o DAAD e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, públicos ou privados, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e alemães. O Programa Probral visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado. Acesse o edital.

CAPES/DAAD/CNPq
O objeto da chamada é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento. Acesse o edital e a página do programa.

Bragfost
O Bragfost é um simpósio binacional, que ocorre alternadamente na Alemanha e no Brasil, e reúne 60 (sessenta) jovens cientistas brasileiros e alemães para discutir novas fronteiras de investigação, aprofundar os conhecimentos internacionais e debater de maneira interdisciplinar desafios do conhecimento. Acesse o edital.

Brafitec
O edital tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior brasileiras e francesas e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes, nos termos do convênio assinado entre a CAPES e a CDEFI em 2002, por meio da seleção de projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação. Acesse o edital.

Resultado
Foi publicado ainda o resultado da 2ª Chamada de 2016 da Escola de Altos Estudos (EAE). Acesse o resultado.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Prêmio Capes pode dar bolsa internacional ao vencedor

São duas modalidades: Prêmio Capes de Tese e pelo Grande Prêmio Capes de Tese

Capes abre inscrições para programas de intercâmbio de graduação, pós e doutorado

Iniciativas fazem parte de acordos de cooperação internacional entre a Capes, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros na França