Detalhe

Programa seleciona projetos de pesquisa em parceria com o Japão

19/06/2017 | Por: Fundação Capes | 2227
Portal IRFN

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 19, o novo edital do Programa Capes/JSPS. A iniciativa, fruto de acordo de cooperação da Capes com a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS), selecionará projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e do Japão para formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

As inscrições vão até 6 de setembro. As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e no Japão. As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos.

O edital visa a selecionar até dois projetos conjuntos de pesquisa. As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento. Cada projeto terá um custo máximo de até R$ 355.718,00 (durante sua vigência máxima de até 2 anos, considerando tanto os recursos pagos ao coordenador (recursos de manutenção do projeto e missões de trabalho) quanto os pagos diretamente aos bolsistas das missões de estudo (mensalidade e demais auxílios).

A Capes será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio somente para a equipe brasileira do projeto.

Os projetos estão previstos para iniciar as atividades a parti de abril de 2018.

Acesse o edital.

(CCS/Capes)


Conteúdo Relacionado

Notícias

Programa seleciona projetos em todas as áreas do conhecimento para cooperação com a Suécia

As propostas que atenderem os requisitos descritos no edital devem ser inscritas até 15 de setembro e deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Suécia