Detalhe

Programa apoiará colaborações entre pesquisadores dos BRICS

08/02/2019 | Por: ABMES | 3303
Foto: BRICS-STI

Cientistas que possuem projetos realizados em parceria com pesquisadores de, no mínimo, três países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) podem participar da seleção para receber apoio financeiro do BRICS Framework Programme, fundo formado por agências de fomento bloco. O prazo para submissão de propostas vai até 29 e abril de 2019.

A iniciativa foi anunciada pelo Fundo Científico Russo e, no Brasil, o programa tem como parceiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O objetivo, além de desenvolver cooperações internacionais, é criar condições para a implementação de projetos realizados conjuntamente por cientistas dos países que compões o BRICS e apoiar a pesquisas interdisciplinares em larga escala sobre os desafios prioritários a serem enfrentados pelos países do bloco.

A chamada envolve as seguintes áreas temáticas: prevenção e eliminação de desastres naturais; recursos hídricos e controle da poluição; tecnologias geoespaciais e suas aplicações; energia renovável, eficiência energética (incluindo Iluminação LED); astronomia; biotecnologia e biomedicina (incluindo saúde humana e neurociência); tecnologia da informação e computação de alto desempenho; estudos oceânicos mundiais e tecnologia polar; ciência dos materiais (incluindo nanotecnologia); fotônica e aeronáutica.

Clique aqui para conferir a íntegra do edital.