Detalhe

Responsabilidade social faz parte da avaliação das instituições de ensino superior

19/08/2016 | Por: ABMES | 1788

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004, estabeleceu que fizesse parte da avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural e da produção. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções. 

Os resultados da avaliação do Sinaes é referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior. São compreendidos o credenciamento e a renovação das instituições, além da autorização, o reconhecimento e a renovação de cursos de graduação. Desde a criação do Sistema de Avaliação, as IES têm se mobilizando ainda mias em diversos projetos e ações para a melhoria da qualidade da educação superior. 

Em Brasília/DF, o Centro Universitário UDF promove há seis anos o Projeto Inclusão Digital para Terceira Idade. Com 16 edições completas, o foco é a melhoria da qualidade de vida da população idosa, sendo a principal ação a oferta de cursos básicos e avançados de informática. Esta é apenas uma das atividades realizada pela instituição, que faz parte de um grande universo de IES que desenvolvem ações de responsabilidade social.

Com o objetivo de promover uma mostra do que é realizado ao longo do ano pelo ensino superior particular, e com propósito de aproximar o setor acadêmico e a sociedade por meio dos projetos realizados pelas IES, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) organiza, anualmente, a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. 

As IES participantes recebem o Selo Instituição Socialmente Responsável, conferido pela ABMES. Na 12ª edição, a ação deverá envolver cerca de 800 IES e concentrará atividades entre os dias 12 e 17 de setembro em todo o país.  As instituições já podem inscrever os eventos que serão realizados durante a Semana da Responsabilidade Social.  

Concurso de Vídeos – Para registrar de maneira criativa as ações promovidas pelas instituições durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, a ABMES criou o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social. As inscrições para a 10ª edição do concurso serão abertas no dia 19 de setembro e as IES participantes concorrem a até R$ 10 mil em quatro categorias: documentário, cobertura jornalística, vídeo institucional e videoclipe.

Serviço
12ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
Data: 12 a 17 de setembro
Registro da participação pelas IES: www.sisdia.abmes.org.br
Mais informações sobre a campanha acesse www.responsabilidadesocial.abmes.org.br.