Detalhe

Seminário da ABMES abordará o cenário da avaliação da educação superior no Brasil

28/10/2016 | Por: ABMES | 2600
Augusto Coelho/ABMES Representantes da Capes e do setor privado no seminário de outubro da ABMES

Diretores e técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) estarão à disposição das instituições de ensino superior particular (IES) do país, na sede da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), no próximo dia 8 de novembro, para participar do seminário “O cenário da avaliação da educação superior no Brasil e a atuação do Inep/MEC”. 

O objetivo do encontro, promovido pela ABMES, é possibilitar a aproximação das IES com os principais dirigentes dos setores públicos educacionais responsáveis pela avaliação da educação superior no Brasil. O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, coordenará os trabalhos do evento, que contará com a presença da presidente do Inep/MEC, Maria Inês Fini; da diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC, Margô Gomes Karnikowski; do membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Paulo Cardim; e da consultora especializada em avaliação educacional e assessora da presidência da ABMES, Iara de Xavier. 

A importância da avaliação com foco na qualidade, na inclusão e na responsabilidade socioambiental como diretrizes orientadoras para a Instituição de Educação Superior farão parte das discussões. Alterações previstas pelo Inep em relação aos procedimentos e aos instrumentos aplicados nas avaliações institucionais e de cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância, além de orientações sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), também farão parte do evento. 

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o  Sinaes  avalia todos os aspectos relacionados às instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes levando em conta o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações, entre outros aspectos.

Para associados, o evento é gratuito mediante inscrição prévia. Para não associados, o valor do investimento é de R$ 1 mil. As inscrições devem ser feitas neste link

Serviço: “O cenário da avaliação da educação superior no Brasil e a atuação do INEP/MEC”.
Data: 8 de novembro de 2016 (terça-feira)
Local: no Auditório Victorio Lanza, na sede da ABMES
Enderço: SCS, Quadra 07, Bl. “A”, sala 526, Ed. Torre do Pátio Brasil Shopping 
Fone: (61) 3322-3252 | Ramal: 200

 


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.053, DE 12 DE SETEMBRO DE 2016

 Será instituída Comissão Intersetorial, encarregada de realizar os ajustes do inteiro teor da Portaria MEC nº 386, de 2016.


PORTARIA MEC Nº 386, DE 10 DE MAIO DE 2016

Aprova, em extrato, indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação nos graus de tecnologia, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades presencial e a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


PORTARIA MEC Nº 1.741, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades: presencial e a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


Notícias

Instrumentos de avaliação in loco em debate no Seminário da ABMES

Com o tema "O cenário da avaliação da educação superior no Brasil e a atuação do Inep/MEC”, o evento tem como objetivo aproximar instituições de ensino dos principais dirigentes e técnicos do setor