Detalhe

Novas regras dificultam preenchimento de vagas e Fies pode retroceder aos níveis de 2010, diz associação

20/02/2017 | Por: Reuters | 2694
Shutterstock

As alterações nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) anunciadas neste mês pelo governo federal devem comprometer o preenchimento das 150 mil vagas ofertadas para o primeiro semestre e o número de contemplados pelo programa pode ser o mais baixo desde 2010, disse a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O Ministério da Educação anunciou no inicio de fevereiro um conjunto de medidas para reduzir os custos com subsídios e as perdas com inadimplência no Fies, visando à "sustentabilidade" do programa. Entre as medidas, o valor máximo a ser financiado semestralmente foi reduzido de 42 mil para 30 mil reais, o que segundo a ABMES excluiu cerca de 121 cursos da lista de opções disponíveis.

"Pelo menos 30 mil dessas 150 mil vagas ofertadas devem ficar ociosas", afirmou à Reuters o diretor executivo da associação, Sólon Caldas, nesta segunda-feira. Segundo ele, a taxa de ociosidade normalmente gira em torno de 40 por cento, mas o governo já indicou que deve prosseguir com esforços para ocupar vagas remanescentes, reduzindo esse percentual para perto de 20 por cento.

Confirmada expectativa, o número de vagas preenchidas no primeiro semestre deve ficar em torno de 120 mil, o mais baixo desde 2010, quando foram assinados 76 mil contratos. Isso significa que o MEC atenderá pouco mais de 21 por cento da demanda dos 556 mil estudantes inscritos para o programa na primeira metade do ano, destacou a ABMES.

Em 2016 foram disponibilizados 252 mil contratos para a primeira metade do ano, mas apenas 150 mil estudantes foram selecionados. No segundo semestre, outras 75 mil vagas foram ofertadas.

Caldas diz que as normas introduzidas pelo governo federal desde 2015, em especial a decisão de não mais financiar 100 por cento da mensalidade, tornaram o Fies restritivo. "Financiar só um percentual não resolve o problema porque quem pode pagar já está estudando. Esse é o principal gargalo do sistema", disse.

Outro ponto que merece atenção, segundo ele, é a política de vagas prioritárias para as áreas de engenharia, saúde e formação de professores. "Nem sempre essas vagas prioritárias estão em sintonia com as demandas do mercado", afirmou.

O MEC prometeu anunciar em março mais medidas para tornar o Fies sustentável. Entre as soluções estudadas, representantes do ministério sinalizaram ao setor que consideram reduzir o prazo para pagamento, conceder incentivos para antecipação do contrato, permitir o abatimento da parcela na folha de pagamento ou desconto em Imposto de Renda. Segundo Caldas, chegou até a se cogitar o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas a ideia logo foi descartada.


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017

Altera dispositivos das Portarias Normativas nº 1, de 22 de janeiro de 2010, nº 10, de 30 de abril de 2010, nº 15, de 8 de julho de 2011, que dispõem sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies.


EDITAL SESU/MEC Nº 8, DE 27 DE JANEIRO DE 2017

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao primeiro semestre de 2017.


Notícias

MEC inicia na próxima semana inscrições para vagas remanescentes do Fies

Serão disponibilizadas as vagas que não foram preenchidas durante o processo seletivo regular do Fies para o primeiro semestre de 2017

Taxa de aditamentos do Fies em 2016 foi de 187,5%, bem acima da meta de 80%

A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 6, divulga o Painel de Gestão do FNDE do exercício de 2016

Prazo de pré-seleção da lista de espera do Fies é prorrogado para o dia 17 de março

O objetivo é ampliar as oportunidades de financiamento para os alunos. As alterações foram publicadas no Edital nº 13, do Diário Oficial da União desta sexta-feira

Fique atento! Fies atualiza até sexta-feira lista de estudantes pré-selecionados

Alunos que ficaram na lista de espera podem ser selecionados no programa até o dia 3 de março; caso sejam aprovados, terão cinco dias úteis para finalizar o cadastro no SisFies

MEC publica mudanças nas regras do Fies

Instituições poderão deduzir no cálculo dos encargos educacionais "deságios mínimos a partir do valor das mensalidades, semestralidades ou anuidades com desconto, conforme definição de portaria normativa"

Aluno na universidade pública custa 90% mais do que no Fies

Notícia veiculada pela revista Veja aborda o levantamento feito pela ABMES que traça um paralelo dos gastos por aluno na educação pública superior com os investidos per capita no Fundo de Financiamento Estudantil

ABMES reúne instituições de ensino superior e MEC em seminário sobre o Fies

Proposta de um novo modelo será apresentada em março deste ano com o objetivo de trazer soluções para os principais gargalos do programa