Detalhe

Inep altera forma de divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes a 2016

26/06/2017 | Por: Inep | 3022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez melhorias na forma de divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação referentes a 2016, que serão divulgados este ano. Uma das principais novidades é que o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), antes um componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), passa a ser um indicador de qualidade. Assim, o IDD será divulgado no Diário Oficial da União (DOU), e-MEC e portal do Inep como os demais indicadores: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Com o objetivo de facilitar a compreensão da comunidade em geral, o Inep disponibilizou, em seu portal, quatro Notas Técnicas que apresentam a metodologia do cálculo dos indicadores que será utilizada na edição 2016. Para facilitar a compreensão da comunidade em geral, a estrutura das notas técnicas contempla agora duas novas seções. A primeira enumera, de maneira mais objetiva, as informações utilizadas para o cálculo de cada indicador. A segunda apresenta as condições necessárias para que um curso ou uma instituição de ensino superior tenha o indicador calculado e divulgado.

Divulgação em etapas – Outra novidade é que o processo de divulgação dos indicadores, a partir da edição 2016, passa a ser dividido em duas etapas. O objetivo dessa divisão é conceder acesso de tais resultados à sociedade de maneira mais célere, conforme as bases de dados necessárias a cada cálculo se tornam disponíveis. Assim, o Conceito Enade e o IDD tem divulgação prevista para agosto de 2017, em conjunto com o Boletim de Desempenho Individual no Enade e os relatórios síntese de área. Já o CPC e o IGC tem divulgação prevista para novembro de 2017.

Os indicadores serão calculados para os cursos participantes do Enade 2016, que envolveu as áreas de Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; Tec. em Agronegócio; Tec. em Estética e Cosmética; Tec. em Gestão Hospitalar e Tec. em Gestão Ambiental.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica sobre Cálculo do Conceito Enade

Clique aqui para acessar a Nota Técnica sobre Cálculo do IDD

Clique aqui para acessar a Nota Técnica sobre Cálculo do CPC

Clique aqui para acessar a Nota Técnica sobre Cálculo do IGC


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA INEP Nº 515, DE 14 DE JUNHO DE 2018

Define os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2017, estabelece os aspectos gerais de cálculo, procedimentos de manifestação das Instituições de Educação Superior sobre os insumos de cálculo e divulgação de resultados.


DECRETO Nº 9.235, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.


LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004

Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras Providências
DOU nº 72, Seção 1, de 15/4/2004


Notícias

Projeto proíbe que liminar garanta o funcionamento de curso mal avaliado pelo MEC

O autor da proposta é o senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco

Instituições de Ensino Superior têm até 30 de junho para validarem dados usados no cálculo de indicadores de qualidade

O objetivo é permitir que as IES confiram as informações, se manifestando, caso necessário, antes do cálculo e da divulgação dos resultados

Enade 2017 terá novidades na inscrição e aplicação das provas

Em 2017, a inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades

Inep divulga Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015

São três os Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

Indicadores de Qualidade da Educação Superior passam por mudanças

Para subsidiar a regulação e a supervisão de cursos e de instituições , os Indicadores de Qualidade usavam metodologias de cálculo que agregavam os insumos, e divulgava os resultados por unidade de observação