Detalhe

Governo estuda mudanças no Pronatec

02/01/2018 | Por: O Globo | 2705
Divulgação/MEC

Depois da reforma do ensino médio e de mudanças no Fies, está em discussão no MEC a reformulação do Pronatec, programa voltado para a formação de profissionais de nível técnico.

Hoje, o foco são pessoas buscando inserção no mercado de trabalho, principalmente aquelas beneficiárias de programas sociais.

A reformulação vai intensificar a oferta de cursos de qualificação para quem já está empregado, mas quer melhorar sua produtividade.

As mudanças passam por uma avaliação de que os baixos índices de produtividade do país estão relacionados à baixa especialização de profissionais de nível técnico.

Apesar de já estar sendo debatido inclusive com o sistema S, parceiro do governo na oferta dos cursos, as alterações só serão enviadas para o Congresso depois de superado o debate da reforma da Previdência.


Conteúdo Relacionado

Legislação

RESOLUÇÃO FNDE Nº 14, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017

Altera a Resolução nº 30, de 5 de julho de 2013, que estabelece procedimentos para o pagamento da Bolsa-Formação Estudante às mantenedoras de instituições privadas de ensino superior, ofertada na forma subsequente, e de educação profissional e técnica de nível médio, ofertada nas formas subsequente e concomitante, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.


Notícias

Comissão de Educação avalia critérios para oferta de cursos do Pronatec

A audiência foi realizada para embasar o relatório que a comissão vai fazer dentro da proposta de analisar políticas públicas, no caso, o tema escolhido para 2017 foi o Pronatec

Conselho Nacional de Educação mantém curso técnico em Serviços Jurídicos

Em fevereiro, a Câmara de Educação Básica assinou parecer favorável a esse tipo de oferta em instituições de ensino

Comissão de Educação avaliará o Pronatec em 2017

Venceu a indicação do Pronatec, feita pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF)