Detalhe

Mendonça Filho, Gilberto Garcia e Henrique Sartori são condecorados com o Mérito ABMES da Educação Superior

10/04/2018 | Por: ABMES | 5677
Foto: Mariana Raphael

Emoção, reconhecimento e agradecimentos marcaram a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior, realizada hoje (10), em Brasília/DF. A iniciativa tem como objetivo galardoar personalidades que se destacam no exercício de suas funções, demonstrando fortes valores e contribuindo para o desenvolvimento da educação e da sociedade como um todo.

Durante a cerimônia foi reconhecido o empenho de três ilustres figuras que possuem relação estreita com as conquistas alcançadas pela educação brasileira nos últimos anos: José Mendonça Bezerra Filho, Gilberto Gonçalves Garcia e Henrique Sartori de Almeida Prado.

Em seu pronunciamento, o Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor presidente da Associação, Janguiê Diniz, ressaltou a honra e a responsabilidade conferidas pela condecoração. “Quero dizer-lhes que, assim como os elementos que compõem a medalha que os senhores receberão, desejo que suas vidas sigam sendo pautadas por aspectos como mente elevada, honra e luta por interesses coletivos. A ABMES e a sociedade brasileira contam com os senhores para que conquistemos uma nação mais educada, justa e promissora para todos os que aqui vivem”.

Ao ser condecorado, Henrique Sartori destacou parte da sua trajetória após chegar a Brasília, vindo do Mato Grosso do Sul. “Foram muitas as lutas e não foram fáceis, mas aqui estamos hoje. Nesse momento, fazemos uma reflexão lembrando dos primeiros passos e das pessoas que nos estenderam as mãos e nos oportunizaram boas experiências”. 

Ele também agradeceu a parceria da equipe da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) por valiosa colaboração nas conquistas alcançadas. “Foram postos de lado e revogados mais de 18 dispositivos e até hoje estamos fazendo adaptações, mas com segurança, com um olhar mais propositivo e uma entrega mais eficiente. Fora disso, tivemos o trabalho de aproximar o trabalho da Seres das necessidades das instituições”, avaliou o secretário.

Também condecorado com o grau de Oficial, o conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gilberto Garcia, falou da honra por receber a comenda nesta que foi a primeira condecoração conferida pela Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior. “É uma grande honra, para mim, ser merecedor dessa honraria”. Garcia ressaltou, ainda, o desafio de encontrar o equilíbrio entre os papeis de militante da educação e de agente da política pública quando se chega a um órgão como o CNE. “Eu não cheguei ao conselho sozinho, mas com muitos colaboradores que me acompanharam nessa trajetória. Poder participar do mais alto conselho da educação brasileira e colaborar com as políticas de educação era um grande desafio. A vontade de chegar a esse conselho, a paixão que está no miolo da discussão da política pública é algo muito gratificante”.

Já o Deputado Federal Mendonça Filho (DEM/PE), que foi ministro da Educação até a última semana, falou sobre o momento político delicado em que assumiu o Ministério, mas ressaltou que isso não foi impedimento para que o trabalho necessário fosse efetuado. “Tenho a visão de que regulação significa, antes de tudo, transparência. Transparência nos atos e nas atitudes daqueles que fazem o órgão regulador. Também estabilidade de regras, ou seja, regras que possam ser previsíveis para que o mundo regulado possa respeitar o ente regulador. Não se pode simplesmente criar um ambiente de regulação no qual haja a cada dia contradições entre as normas e documentos editados. O norte deve ser contínuo, estrategicamente definido”, ponderou.

Mendonça Filho também fez uma breve avaliação da sua gestão frente à pasta da Educação na Esplanada dos Ministérios. “Tenho a consciência e a convicção de que procuramos fazer, ao longo desses pouco mais de 22 meses, o melhor possível para que pudéssemos atender as necessidades da educação brasileira, desde a educação básica até a superior. Fico muito feliz por receber essa homenagem e quero também homenagear todos os colaboradores e toda a equipe do Ministério da Educação. Sem ela não teríamos alcançado o êxito que alcançamos”.

Sobre o Mérito ABMES da Educação Superior
Sob coordenação do seu Grão-mestre, José Janguiê Bezerra Diniz, a Ordem Mérito ABMES da Educação Superior concede a comenda de Comendador ou Oficial a pessoas ilustres que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

Entre as insígnias da Ordem estão a esfinge (que significa conhecimento e confiança), espadas (luta por interesses em comum) e o elmo (honraria, proteção, seriedade e compromisso).

Os significados da condecoração também são representados por meio das cores escolhidas: verde (bons serviços prestados, amizade e liberdade), ouro (nobreza, mente elevada e inteligência), preto (prudência, astúcia e honestidade) e prata (pureza, integridade, firmeza e obediência).

Integrantes da Ordem
Com as três personalidades condecoradas na sessão solene de hoje, a Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior passa a contar com a seguinte estrutura:

José Janguiê Bezerra Diniz (Grão-mestre)
Mestre e doutor em Direito. É diretor presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), presidente do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional e reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Universidade da Amazônia (Unama).

José Mendonça Bezerra Filho (Comendador)
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialista em Gestão Pública pela Kennedy School, da Universidade de Harvard (EUA). Deputado Federal, foi ministro da Educação entre maio de 2016 e abril de 2018. Também já exerceu os cargos de governador e vice-governador de Pernambuco; secretário de Estado e deputado estadual. Participou do Conselho da Assembleia da Fundação Getúlio Vargas e foi secretário executivo do Conselho Pernambuco Pacto 21.

Gilberto Gonçalves Garcia (Oficial)
Graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), entidade da qual foi presidente no biênio 2014/2016, e reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi reitor do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE) e da Universidade São Francisco (USF). Atuou ainda como presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

Henrique Sartori de Almeida Prado (Oficial)
Doutor em Ciência Política; mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento; especialista em Relações Internacionais e bacharel em Direito. Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC) e professor adjunto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), já atuou como secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), entre 2016 e 2017.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Abertura)

Data:11/04/2018

Descrição:

Abertura da sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Henrique Sartori)

Data:11/04/2018

Descrição:

Henrique Sartori, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e secretário da Seres/MEC, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Mendonça Filho)

Data:11/04/2018

Descrição:

Mendonça Filho, Comendador da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e deputado federal, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Gilberto Garcia)

Data:11/04/2018

Descrição:

Gilberto Garcia, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Janguiê Diniz)

Data:11/04/2018

Descrição:

Janguiê Diniz, Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor presidente da Associação, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Janguiê Diniz - Medalhas)

Data:11/04/2018

Descrição:

Janguiê Diniz, Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor presidente da Associação, explica sobre as medalhas entregues durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Áudio: Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Considerações Finais)

Data:11/04/2018

Descrição:

Considerações finais da sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Download

Vídeos

Ordem do Mérito ABMES

Em abril de 2018, a ABMES lançou sua comenda emérita com a finalidade de galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que, por méritos e serviços relevantes prestados à educação e à sociedade como um todo, se destacam em seus valores pessoais e comunitários.

Confira no vídeo produzido pela ABMES TV como funciona o mérito ABMES da educação superior.

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Abertura

Discurso de Janguiê Diniz, Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor presidente da Associação, durante a abertura da sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Gilberto Garcia

Discurso de Gilberto Garcia, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Henrique Sartori

Discurso de Henrique Sartori, Oficial Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e secretário da Seres/MEC, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior - Mendonça Filho

Discurso de Mendonça Filho, Comendador da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e deputado federal, durante a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior.

Matéria | Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

Confira como foi a sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior realizada em 10 de abril de 2018 na sede da Associação, em Brasília/DF.

Na ocasião, o grão-mestre da Ordem, Janguiê Diniz, condecorou Mendonça filho como comendador; e Gilberto Garcia e Henrique Sartori como oficiais. 

Eventos

Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior

10/04/2018

Hora:9h (abertura com coquetel de boas-vindas) a 12h

Legislação

LEI Nº 12.871, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013

Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. 
 


Notícias

Governo publica exoneração de sete ministros; saída de Meirelles ainda é incerta

Esta sexta é o prazo máximo para que ocupantes de cargos no Executivo se desincompatibilizem

Personalidades da educação serão condecoradas com o Mérito ABMES da Educação Superior

Sessão solene, que galardoará Mendonça Filho, Gilberto Garcia e Henrique Sartori, acontecerá em 10 de abril, em Brasília/DF