Detalhe

Público mais velho do ensino a distância quer autonomia sem perder o apoio

26/07/2018 | Por: Folha de S.Paulo | 3365

A designer Izabelle Arruda, 41, decidiu mudar de carreira e estudar pedagogia. Mãe de quatro crianças, ela leva uma rotina que não permitiria frequentar uma universidade. Optou, então, pela graduação a distância.

“Para mim, só é viável estudar dessa forma. Ou eu adiava a empreitada por uns bons anos ou encarava agora como fosse possível”, diz.

A história de Izabelle é comum na educação a distância. Apesar de a idade média dos alunos estar caindo, estudo deste ano da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) sugere que o público mais velho ainda predomina nessa modalidade de educação: 38% dos alunos têm de 31 a 40 anos e 29% têm acima de 40.

A maioria é de mulheres (62%), pessoas casadas (62%) e que trabalham (82%). Já no ensino presencial apenas 16% têm mais de 40 anos, segundo o estudo.

Acostumada a outro tipo de aula em sua primeira faculdade, Izabelle teve que se adaptar. Ela estranhou a falta de contato humano.

“Têm lacunas que o ensino a distância não consegue preencher. Fica faltando aquele contato mais próximo com o professor, com outros alunos. Não tenho a mínima ideia de quem são meus colegas. A gente conversa no fórum, mas não acho que tenha a mesma qualidade que uma discussão presencial”, afirma.

Por outro lado, ela aponta como vantagens a flexibilidade e a autonomia. “Posso assistir à aula às 22h, de madrugada, às 6h da manhã. E faço o curso do meu jeito, me aprofundo no que quero”, diz.

Pessoas que buscam uma segunda carreira e aquelas que não fizeram universidade na juventude estão entre as que tradicionalmente buscam a flexibilidade da graduação a distância, afirma Celso Niskier, vice-presidente da ABMES. “Esses dois públicos são naturalmente mais velhos. Muitos trabalham e têm filhos”, diz.

Para alguns desses alunos, o menor traquejo com a tecnologia pode ser um desafio. Segundo Niskier, para sanar o problema, as instituições oferecem apoio presencial com tutores e palestras que explicam a metodologia.

“Muitas aulas já ensinam também administração do tempo, para ajudar o aluno a ter disciplina e diminuir o risco de evasão”, diz Niskier.

A professora particular Luzia Athayde, 56, que não é fã de computadores e celulares, recorreu à ajuda presencial para aprender a usar a plataforma de EaD e tirar dúvidas sobre o conteúdo de seu curso de pedagogia.

“Me enrolei com esse jeito de estudar pelo computador. Mando perguntas por mensagem também, mas prefiro perturbar o pessoal pessoalmente. Nada como o olho no olho”, diz ela, que costumava ir ao polo duas vezes por semana e agora já consegue estudar melhor sozinha.

Para Ivete Palange, conselheira da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), as dificuldades com a tecnologia, quando existem, são “absolutamente superáveis”. “Tem um período de adaptação, mas logo o aluno deslancha”, afirma.

Segundo ela, esse problema está cada vez menos frequente, já que a familiaridade geral com a internet é maior do que no passado. “E hoje as plataformas de EaD são muito intuitivas. Quando comecei a trabalhar na área, no ano 2000, existia um número muito restrito de plataformas. Isso mudou.”


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Novo marco regulatório da educação superior - educação a distância

Entenda mais sobre a Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017, que estabeleceu normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.

ABMES defende EAD na área da saúde em audiência pública na Câmara dos Deputados

A ABMES participou, nesta terça-feira (12), de audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que debateu o PL 5414/16, que proíbe educação a distância para cursos da área de saúde.

Legislação

PORTARIA CAPES Nº 273, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

Dispõe sobre a tramitação de recursos das decisões do Conselho Técnico Científico da Educação Superior CTC-ES, nos termos do Decreto 8.977 de 30 de janeiro de 2017.


DECRETO Nº 9.235, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.


DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


REPUBLICADO DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Republicação do art. 9º do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, por ter constado incorreção, quanto ao original, na Edição do Diário Oficial da União de 26 de maio de 2017, Seção 1.


DECRETO Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007

Altera dispositivos dos Decretos n.ºs 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.
(Diário Oficial, Brasília, 13-12-2007 – Seção1, p.4/5.)


Notícias

Regulamentação de pós-graduação stricto sensu a distância

Os cursos serão acompanhados e avaliados periodicamente pela Capes

Ainda há preconceito no mercado de trabalho com quem faz EAD?

Em estudo feito pela ABMES, os cursos de modalidade EAD serão cursos de maior aceitação em comparação aos presenciais

Capes torna mais rígida avaliação e criação de cursos de pós-graduação

Para garantir o funcionamento, cursos de doutorado terão de conquistar nota 4; os que receberem 3 serão extintos. Medida só vale para pós stricto sensu

Graduação a distância permite que profissionais conciliem estudos e trabalho

Saiba como adultos vêm dando um drible na falta de tempo na luta pelo diploma

Polos de ensino superior a distância crescem 133% em um ano

Oferta explode após decreto reduzir as exigências para faculdades online

EAD: 1,5 milhão estuda a distância no Brasil

Mais baratos e flexíveis, cursos online ganharam força; conheça boas faculdades, histórias de quem fez e como o mercado vê esse tipo de diploma

Diploma Digital: Uma realidade da faculdade do futuro

CBN: Em entrevista à Rádio CBN Recife, o vice-presidente da ABMES Celso Niskier e o diretor executivo, Sólon Caldas, comentam os fatores que colaboram para o crescimento da educação a distância no Brasil.

EAD passará o ensino presencial em 5 anos

DCI: Previsão é que em 2023, 2,2 milhões de matrículas sejam para aulas à distância, somando 51% do total de alunos

Ensino a distância cresce mais que presencial, mas gera desconfiança

Rondôniaovivo: A pesar de crescer em ritmo mais acelerado que o ensino presencial, a educação a distância (EaD) não é a primeira opção para a maioria das pessoas que buscam uma graduação

Ensino a distância cresce mais que presencial, aponta ABMES

Jornal Cruzeiro do Sul: A pesquisa inédita Um ano do Decreto EAD - O impacto da educação a distância foi feita pela ABMES em conjunto com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights

Coluna

Educação Superior Comentada | A nova regulamentação para oferta de educação a distância

Ano 5 - Nº 17 - 14 de junho de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, trata do Decreto nº 9.057 que regulamenta a educação a distância no Brasil. Com a nova legislação, instituições podem obter credenciamento exclusivamente para oferta de educação a distância, sem a obrigação da oferta na modalidade presencial

Educação Superior Comentada | A figura dos "cursos híbridos"

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, comenta sobre o crescimento dos chamados "cursos híbridos". Segundo o especialista, embora o marco regulatório para a educação superior não contemple a figura do “curso híbrido”, prevendo, exclusivamente, as modalidades de educação presencial ou a distância, a utilização dessa expressão, conquanto inadequada, por capaz de facilmente induzir a erro os consumidores, não configura ilegalidade