Detalhe

Operacionalização financeira do novo Fies

21/11/2018 | Por: Linha Direta | 7922

Em 2017, o Ministério da Educação anunciou mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa que se consolidou no País como importante política pública de acesso ao Ensino Superior. Nomea do de Novo Fies, o financiamento passou, dentre as grandes mudanças, a ser ofertado em diferentes modalidades, de acordo com a renda familiar do estudante.

Segundo o MEC, “o Novo Fies traz melhorias na gestão do fundo, dando suporte financeiro ao programa a fim de garantir sua sustentabilidade e viabilizar um acesso mais amplo ao Ensino Superior”. Contudo, na avaliação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), as alterações promovidas pelo governo federal acabaram excluindo o caráter social do financiamento. Algo que, de acordo com o diretor­executivo da ABMES, Sólon Caldas, já vinha acontecendo desde 2015. “As alterações conferiram o caráter eminentemente fiscal e financeiro ao programa, tornando­ o inacessível para os estudantes”, analisa.

Caldas também afirma que a divisão das vagas em três modalidades, sendo duas geridas por bancos privados – o chamado Programa de Financiamento Estudantil (P­Fies) –, dificultou sobremaneira o acesso ao Fies. “Com isso, o financiamento estudantil somente será liberado aos estudantes que atenderem às exigências bancárias de garantia de pagamento, que geralmente são muito mais rígidas do que as adotadas pelo governo”, diz, enfatizando que é preciso estar atento às taxas de juros cobradas nas modalidades 2 e 3. “Mesmo na modalidade 2, que conta com recursos de fundos constitucionais, as taxas de juros são mais altas do que as cobradas na modalidade 1 (em que ocorre o financiamento público)”, explica.

De 2014 para 2018, o número de vagas ofertadas no Fies sofreu redução, caindo de 732,68 mil contratos efetuados em 2014 para 67 mil na modalidade 1 em 2018. “Trata­se de um número muito pequeno para as necessidades do País”, alerta o diretor­executivo da ABMES.

Nas modalidades 2 e 3, geridas por instituições financeiras e para as quais o governo havia anunciado a oferta de 210 mil vagas para este ano, apenas 800 contratos foram firmados no primeiro semestre, e um número ainda mais baixo, 256, foi efetivado no segundo semestre de 2018.

Operacionalização financeira do novo Fies
Apesar de estar em vigor desde o primeiro semestre de 2018, as novas regras do programa ainda geram uma série de dúvidas para as instituições de Ensino Superior, especialmente no que diz respeito às mudanças promovidas na operacionalização financeira do Fundo de Financiamento, que passou a ter a Caixa Econômica Federal como agente financeiro e operador.

Uma das dúvidas recorrentes sobre a operacionalização do Novo Fies diz respeito ao modo como o aditamento será realizado por parte da instituição. Sob esse aspecto, o gerente­executivo da Caixa Econômica Federal, Edson Jinkings, explica que o aditamento dos contratos efetivados na nova modalidade do Fies deve ser realizado dentro do Sifes WEB, sistema desenvolvido pela Caixa para gerir a operacionalização do programa. De acordo com ele, o registro dos valores informados pelas IES também deve ser feito no sistema. “Os valores deverão ser informados no sistema da Caixa, uma vez que a contratação foi feita nesse sistema e que o FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], por meio do SisFies, ainda não tem essa informação”, explica.

Já os contratos antigos continuam sendo operacionalizados pelo FNDE por meio do SisFies. “O prazo final para o aditamento dos contratos efetuados na modalidade antiga do Fies é 31 de outubro. Entretanto, quanto antes for feito o aditamento, mais cedo o FNDE pode fazer os repasses para as entidades mantenedoras”, esclarece o coordenador­geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil do FNDE, Flávio Carlos Pereira.

Outra dúvida que tem surgido nas instituições se refere à inadimplência. Sob esse aspecto, a gerente de Clientes e Negócios da Caixa Econômica Federal, Renata Veras, afirma que, “pelas novas regras, se o estudante estiver inadimplente com qualquer parcela anterior à data do aditamento, ele não pode aditar o contrato. Para realizar o aditamento, ele teria que realizar o pagamento das parcelas, sejam aquelas que ficaram pendentes para serem acertadas nas IES, sejam as que, por qualquer motivo, ele deixou de pagar via boleto ou débito em conta”.

Também está entre as principais dúvidas a forma como se dará o acesso pelas IES às planilhas de repasses realizados pela Caixa. O gerente­executivo da Caixa Econômica Federal explica que, dentro do Sifes, é disponibilizado um extrato analítico de contratação no qual constam o nome do aluno, o CPF e os valores de repasse. Esse relatório é gerado mensalmente, após a apuração do repasse. Ainda sobre os procedimentos de repasse e recompra, Edson Jinkings explica que os procedimentos de apuração do repasse, da abertura do lote para pagamento de tributos e do processo de recompra em si seguem o mesmo modelo operacionalizado pelo FNDE por meio do SisFies. Todavia, para os novos contratos o procedimento será operacionalizado no Sifes. “O calendário dessas operações também deve seguir o do FNDE”, diz o gerente, ressaltando que, de todo modo, apesar de serem cronogramas similares, a Caixa Econômica fará a divulgação das datas para as instituições de ensino.

Esclarecimento de dúvidas
Visando a sanar as dúvidas das instituições de Ensino Superior, a Caixa Econômica Federal tem divulgado uma série de comunicados para as IES, esclarecendo as novas regras do Financiamento Estudantil, a exemplo da orientação para cobrança de copartipação do aluno. A partir da assinatura do contrato do Novo Fies, o estudante pagará um boleto único à Caixa Econômica. O repasse da coparticipação então será realizado pelo órgão à mantenedora, em um prazo de até dois dias úteis. Contudo, as mensalidades anteriores à assinatura do contrato devem ser pagas diretamente às IES e às mantenedoras. No comunicado emitido, a Caixa Econômica disponibiliza uma tabela que torna mais clara para a IES a sua responsabilidade e a da Caixa com relação à cobrança das parcelas.

A ABMES também tem empenhado esforços, seja por meio de documentos, seja por meio de seminários e webinar, para esclarecer as dúvidas que ainda permanecem entre as IES. “De modo geral, as instituições precisam se inteirar de todo o regramento que envolve o novo Fies. Desde os processos de adesão e regulação até aspectos como a operacionalização financeira e utilização do sistema desenvolvido pela Caixa precisam ser incorporados à gestão institucional. Não dá para focar uma questão e deixar outras em segundo plano. O processo é todo integrado, e qualquer ponta solta pode comprometer o resultado final”, finaliza o diretor­executivo da ABMES.


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.209, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018

Dispõe sobre as regras e os procedimentos a serem realizados para a oferta de financiamento estudantil mediante o Fundo de Financiamento Estudantil e o Programa de Financiamento Estudantil, referentes ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019.


PORTARIA FNDE Nº 669, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018

Prorrogar, para o dia 23 de novembro de 2018, o prazo estabelecido na Resolução nº 03, de 28 de junho de 2012, para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, simplificados e não simplificados, do 2º semestre de 2018.


RESOLUÇÃO FNDE Nº 32, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018

Dispõe sobre o Plano Trienal e o quantitativo de vagas dos contratos de financiamento no âmbito do Fundo de financiamento Estudantil – Fies.


EDITAL INEP/MEC Nº 76, DE 29 DE AGOSTO DE 2018

Torna pública a realização do Enem 2018 para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade.


EDITAL SESU/MEC Nº 24, DE 22 DE MARÇO DE 2018

Tornou público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao primeiro semestre de 2018.


PORTARIA NORMATIVA Nº 12, DE 06 DE JULHO DE 2017

Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de 2017 e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 468, DE 03 DE ABRIL DE 2017

Dispõe sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e dá outras providências.


PORTARIA MEC Nº 483, DE 14 DE MAIO DE 2015

Altera a Portaria Normativa MEC nº 807, de 18 de junho de 2010, que institui o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. 


PORTARIA INEP Nº 436, DE 05 DE SETEMBRO DE 2014

Estabelece procedimentos e prazos para a utilização dos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em processos seletivos de acesso a vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, e em processos de certificação de conclusão do Ensino Médio realizados pelas Secretarias de Estado da Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.


PORTARIA INEP Nº 179, DE 28 DE ABRIL DE 2014

Dispõe sobre o processo de certificação, as competências das Instituições Certificadoras e do INEP e os requisitos necessários à obtenção de certificado de conclusão do Ensino Médio e declaração parcial de proficiência com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.


EDITAL ENEM Nº 1, DE 08 DE MAIO DE 2013

Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2013, regido pela Portaria/MEC nº 807, de 18 de junho de 2010.


PORTARIA INEP Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012

Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.


PORTARIA MEC Nº 807, DE 18 DE JUNHO DE 2010

Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem como procedimento de avaliação cujo objetivo é aferir se o participante do Exame, ao final do ensino médio, demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.


Notícias

Prazo para aditamento do Novo Fies é prorrogado

Os estudantes terão até 31 de janeiro para fazer o processo no site SIFES

Mudanças no financiamento estudantil levam a diminuição no preenchimento de vagas

DF TV: em entrevista o assessor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, comenta sobre a baixa adesão do Fies em 2018

Políticas públicas - A porta de entrada para o Ensino Superior

Pesquisas realizadas pela ABMES revelam a importância de ações governamentais para que estudantes tenham acesso à formação superior

O futuro da enfermagem

Exigência de qualificação será cada vez maior

Cartão de confirmação para segunda aplicação do Enem 2018 já está disponível

Os inscritos que participarão da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem acessar o cartão de confirmação

Fies amarga fiasco este ano e um mistério de R$ 8 bilhões

Estado de Minas: ABMES questiona por que o governo mantém em caixa recursos do fundo que deveria cobrir rombos da inadimplência, estimada em R$ 10 billhões

Desempenho pífio do Fies frusta estudantes da graduação

Estado de Minas: ABMES apresenta propostas para reestruturar o programa

A baixa adesão ao Fies está mobilizando as universidades particulares

SBT: A ABMES envia ao novo governo propostas de alteração no FIES

Fies tem o menor número de contratações desde 2010

Valor Econômico: Em coletiva , o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirma que as regras do Fies são muito difíceis de cumprir, sem contar com os juros e cobrança de multa

Prazo para aditamento do Fies é prorrogado

Até o momento, cerca de 70% dos estudantes já concluíram ou iniciaram o processo de aditamento

Governo atinge só 1/4 de contratos prometidos com Fies

Porvir: Levantamento feito pela ABMES mostra que corte de recursos e reestruturações fez com que apenas parte dos contratos do Fies prometidos pelo governo federal foram firmados

Fies pode ter taxa durante curso, volta do financiamento integral e descontos

DCI: ABMES formula sugestões para 'resgatar' programa após 'fracasso' em 2018, para ABMES, futuros presidente e ministro da Economia devem ser sensíveis ao tema

Fies termina ano com o menor número de novos contratos desde 2010

Brasil Escola: ABMES critica a nova modalidade, o P-Fies, que teve menos de 2% das vagas preenchidas

Setor de ensino superior lista propostas para resgatar Fies em governo Bolsonaro

UOL: O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirma que no segundo semestre, apenas 256 dos 120 mil contratos analisados pelas instituições financeiras foram assinados

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

Money Times: O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, informou que se encontrará na primeira quinzena de dezembro com o presidente eleito Jair Bolsonaro para debater novas propostas para o Fies

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

UOL: Segundo o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, o acesso às faculdades particulares por meio do Fies está mais difícil

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

O Hoje: Em coletiva, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, deu a sua opinião sobre o fracasso do Fies

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

Exame: Para o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, o desempenho do Fies em 2018 foi um fracasso

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

Agência Brasil: Em coletiva, Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, informa que irá debater novas propostas para o Fies com o presidente eleito

Faculdades dizem que governo não usou fundo para cobrir rombo do Fies

Valor Econômico: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, em coletiva, criticou o programa de renegociação da dívida para os alunos inadimplentes do Fies

ABMES: Fies em 2018 só preencheu 80,3 mil das 310 mil vagas

Agência Estado: Em coletiva , Janguiê Diniz, o diretor presidente da ABMES, relata o principal motivo para o insucesso do P-Fies

ABMES denuncia pior Fies da história e apresenta proposta de resgate

Retomada do caráter social do programa passa por maior comprometimento dos três atores envolvidos: governo, estudantes e instituições de educação superior

O sonho de um diploma: contra tudo e todos, eles se formaram

Gazeta Online: Em pesquisa realizada pela ABMES, aponta que 70% dos jovens que terminaram o ensino médio não foram para a faculdade, no ano passado, por dificuldades financeiras

Fies ofertará 100 mil vagas em 2019, define comitê do programa

A quantidade está condicionada ao aporte de R$ 500 milhões no Fundo Garantidor do Fies, valor que virá do orçamento do MEC

Políticas públicas: A porta de entrada para o ensino superior

Pesquisas realizadas pela ABMES revelam a importância de ações governamentais para que estudantes tenham acesso à formação superior

'Podemos inovar na prova', diz presidente do Inep sobre o Enem

Maria Inês Fini diz que ainda não há arquitetura pronta para reformular avaliação, mas fala sobre possibilidade de questões discursivas em fase específica

MEC homologa diretrizes que permitem 30% do ensino médio a distância

Mudanças no Enem devem ficar para as aplicações de 2021

MEC publica regras para oferta do Fies no primeiro semestre de 2019

Os agentes financeiros que quiserem operar a modalidade P-Fies deverão manifestar interesse ao governo de hoje até o dia 28 de novembro

O Enem vai mudar

A presidente do órgão responsável pela prova revela pontos de uma reforma que pretende aliviar a pressão sobre o aluno e rebate ataques ao exame deste ano

Enade 2018: Concluintes inscritos no exame podem consultar local de prova

O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos

Prazo de aditamento do Novo Fies vai até 30 de novembro, define Caixa

Período para a realização dos aditivos começou em 29 de outubro e vai até 30 de novembro de 2018

Enem aborda direitos humanos, racismo e manipulação na internet

Com textos longos, candidatos precisaram ter atenção redobrada

Publicadas regras para renegociação do Fies

O estudante financiado interessado em renegociar a dívida com o Fies deverá apresentar-se na agência bancária onde firmou o contrato

Ministro da Educação anuncia prazo para estudantes renegociarem dívida com Fies

Mais de 500 mil estudantes com inadimplência no pagamento terão até 31 de dezembro de 2019 para regularizarem a situação

Ministério da Educação vai reforçar segurança contra fraudes no Enem

Número de detectores de pontos eletrônicos nos locais de prova será cinco vezes maior

Começa hoje prazo para renovar contratos do Fies

O processo de renovação é voltado apenas para os contratos firmados este ano no âmbito do Novo Fies

Cartão de confirmação do Enem 2018 será divulgado na segunda

Inep confirmou que candidatos poderão ver o local de provas a partir do dia 22/10; provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro e 5,5 milhões de estudantes estão inscritos

Governo decide manter início do horário de verão em 4 de novembro

Inicialmente data seria adiada por causa do primeiro dia de provas do Enem

Enade 2017: Resultados fomentam política de avaliação especial pela melhoria do ensino superior

Resultados do Exame, perfil do participante, Conceito Enade, IDD, microdados e outros relatórios foram divulgados conjuntamente pelo Inep

Especialistas respondem perguntas do público do Seminário Desafios do Ensino Superior

Folha de S.Paulo: Em debate do seminário Desafios do Ensino Superior, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, responde questões sobre os pautados

Governo adia horário de verão para 18 de novembro por causa do Enem

A troca na data se deu para evitar que a alteração dos relógios coincida com o primeiro dia da realização da prova do Enem

Mudanças no Fies geram mais dificuldades aos alunos e inadimplências aos bancos

Jovem Pan: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre as mudanças apresentadas pelo novo Fies

Enade 2018: Solicitação de reaplicação do exame poderá ser feita pela internet

Solicitação de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição de 2018 poderá ser feita, pela internet, na Página do Participante

Só 18% dos jovens são estudantes universitários, aponta pesquisa

A Tribuna: Em debate realizado no dia 26 de setembro , o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, comenta sobre as novas regras do Fies

Fies prorroga prazo de pré-seleção dos inscritos na lista de espera

De acordo com o Ministério da Educação, o estudante que estiver na lista deve acessar o sistema e complementar a inscrição no prazo de cinco dias úteis para garantir contrato de financiamento

Inscrições para o Enem começam nesta segunda (7) e vão até 18 de maio

Mesmo quem teve o pedido de isenção da taxa aceito deve fazer a inscrição online, visto que a aprovação não garante a participação no Enem

Os reflexos da crise nas faculdades particulares

Correio Braziliense: "Os alunos são um público cada vez mais exigente que não aceitará pagar para não ter algo satisfatório", observa Solon Caldas

Cortes reduzem em 80% número de alunos beneficiados pelo Fies

Correio do Estado: A redução ocorreu depois de mudanças no programa, iniciadas em 2015 e que endureceram as regras para liberação do financiamento; o cenário deve piorar

Prouni 2018: prazo para entrar na lista de espera começa nesta sexta

Interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira (19); resultado será divulgado pelas universidades

MEC divulga hoje a segunda chamada do ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior

Resultados da primeira chamada do ProUni estão disponíveis

O processo seletivo é composto por duas chamadas sucessivas. A segunda lista de aprovados será divulgada em 2 de março. Caso o candidato não seja aprovado novamente, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, entre 16 e 19 de março, na página do programa

Artigo - Sistema educacional brasileiro: uma análise crítica

Diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, fala sobre a sustentabilidade do sistema educacional brasileiro e a necessidade de se cobrar no ensino superior mensalidades nas IES federais

MEC divulga resultados do Enem 2017 e anuncia calendário do exame em 2018

O resultado só pode ser acessado pelo próprio participante após informar o CPF e a senha cadastrada

MEC anuncia residência em escolas e mudanças no Prouni

Medidas do ministério fazem parte de esforço para melhorar formação de professores

Inep publica edital do Enem; taxa de inscrição será de R$ 82

As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio, pela internet, no site do Enem

MEC e Inep anunciam mudanças no Enem em função de consulta pública

As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano

Coluna

Educação Superior Comentada | As novas regras para oferta do Fies

Ano 5 - Nº 23 - 26 de julho de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, fala sobre as novas regras estabelecidas pela Medida Provisória n° 785/2017 para oferta do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ele, as modificações demonstram, mais uma vez, a intenção do Ministério da Educação de buscar uma modernização no contexto regulatório existente, numa tentativa de estabelecer regramentos mais claros e eficientes

Educação Superior Comentada | A nova face do Fies

Ano 5 - Nº 27 - 23 de agosto de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, faz uma avaliação das modificações ocorridas na nova regulamentação do Fies e que impactarão diretamente as instituições de ensino. Entre os destaques, ele menciona o crescimento de encargos tanto para as IES quanto para os estudantes

Educação Superior Comentada | A concessão das bolsas acadêmicas e outros benefícios de caráter financeiro

A Coluna Educação Superior Comentada desta semana explica que havia um entendimento de que uma vez concedida determinada bolsa ou desconto específico ao aluno, não importando a modalidade ou o fundamento para sua concessão, este benefício permaneceria assegurado até a conclusão do curso. Porém, segundo Gustavo Fagundes, consultor jurídico da ABMES, esta compreensão estaria correta nas situações em que se não houvesse a clara regulamentação de cada programa de concessão de bolsa ou desconto. Sendo assim, a concessão é ato de mera liberalidade da mantenedora

#CARTAASSOCIADOS