Detalhe

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

29/11/2018 | Por: Money Times | 2325
Foto: Proteste

O acesso às faculdades privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está mais difícil, de acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Segundo a entidade, das 310 mil vagas oferecidas, apenas 80,3 mil foram preenchidas, o equivalente a 26% da meta.

Para o presidente da ABMES, Janguiê Diniz, o desempenho do Fies em 2018 foi um fracasso. “Foi o pior cenário desde que foi instituído o Fies”, disse Diniz. “O programa, que devia ser social, transformou-se num programa financeiro e fiscal. Esta é a nossa maior crítica.”

O Fies está com novas regras desde o início do ano. Na modalidade em que o financiamento é oferecido pela instituição bancária, com taxa de juros determinada pelo próprio banco, foram preenchidas 500 vagas de um total de 210 mil. Já no modelo de financiamento governamental, a que se destina o restante das vagas, o aproveitamento foi de 82,1%.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) diz que é possível analisar apenas os dados do Fies com financiamento pelo governo. “Considerando que o ciclo de contratações do Fies 2018 ainda não [se] encerrou, o aproveitamento observado já é superior ao observado nos anos anteriores (62,6% em 2016 e 78,2% em 2017)”.

De acordo com o MEC, as novas modalidades têm características diferentes das do Fies anterior, o que impede comparações.

Criticas
Na opinião de Janguiê Diniz, o principal gargalo do sistema é o não financiamento do custo dos cursos em sua totalidade, apesar de o governo ter estabelecido percentual de financiamento mínimo de 50% do curso escolhido.

Para ele, outro ponto controverso é que 60% das vagas sejam destinadas aos cursos prioritários (área da saúde, engenharia e licenciatura). “Isso nem sempre está em consonância com o mercado de trabalho”, disse Janguiê. As regras rígidas exigidas pelos bancos também foram citadas: “O banco trata o financiamento estudantil como uma linha de crédito qualquer.”

Uma pesquisa feita pela entidade com o público-alvo do Fies revela que, para 51% dos interessados, o acesso ao programa do governo federal ficou mais difícil em 2018. O levantamento mostrou ainda que 40% dos entrevistados não têm condições de fazer uma graduação sem bolsa de estudos ou financiamento estudantil. Para 94% dos estudantes, é responsabilidade do governo federal prover políticas públicas de acesso à educação superior.

Diante das dificuldades enfrentadas com o Fies, 48% dos entrevistados responderam que preferem obter uma bolsa ou desconto diretamente com a faculdade; 22% que optam pelo Fies e 24% que não têm preferência ou considerariam qualquer uma das opções. Para 6%, o financiamento privado seria a primeira escolha.

Em nota, o MEC destaca que a reforma do Fies respeita determinação do Tribunal de Contas da União de buscar a redução da dependência do programa dos recursos do Tesouro Nacional e garantir sustentabilidade financeira e a governança do programa. O objetivo é “viabilizar uma política de acesso ao ensino superior mais ampla, que seja eficaz e que atenda melhor o estudante”, diz a nota.

A nota responde às críticas ao Fies com financiamento privado, dizendo que “se trata de uma modalidade de financiamento ainda em desenvolvimento, com alto potencial de crescimento e que tem contado com o apoio do MEC e das instituições financeiras participantes. Para o ano de 2019, espera-se o fortalecimento da modalidade, com a entrada de mais dois bancos financiadores do P-Fies”.

Próximo governo
Janguiê Diniz informou que se encontrará na primeira quinzena de dezembro com o presidente eleito Jair Bolsonaro para debater novas propostas para o Fies. Segundo o presidente ABMES, o objetivo é pedir que o governo financie 100% das mensalidades de todos os estudantes e que inclua a modalidade de ensino a distância. Outra ideia é que as instituições de ensino ofereçam descontos “substanciais e perenes”, que variem entre 20% e 30% do valor do curso.

Não opinião de Diniz, as regras rígidas impostas pelos bancos também têm que ser revistas. A ideia é que o aluno que tenha 100% do financiamento comece a pagar as parcelas de amortização da dívida já durante o curso.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa (Vicente)

Data:04/07/2018

Descrição:

Áudio com a participação de Vicente de Paula Almeida Júnior, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Sesu/MEC, no Seminário ABMES | Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa, realizado em 3 de julho, na sede da Associação. 

Download

Áudio: Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa (Tiago)

Data:04/07/2018

Descrição:

Áudio com a participação de Tiago Cordeiro de Oliveira, gerente nacional da Caixa Econômica Federal, no Seminário ABMES | Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa, realizado em 3 de julho, na sede da Associação. 

Download

Áudio: Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa (Maria Fernandes)

Data:04/07/2018

Descrição:

Áudio com a participação de Maria Fernandes Neres Senna, gerente de Clientes e Negócios na Gerência Nacional de Estratégia de Produtos de Crédito da Caixa Econômica Federal, no Seminário ABMES | Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa, realizado em 3 de julho, na sede da Associação. 

Download

Áudio: Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa (Janguiê Diniz)

Data:04/07/2018

Descrição:

Áudio com a participação de Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, no Seminário ABMES | Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa, realizado em 3 de julho, na sede da Associação. 

Download

Áudio: Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa (Abertura)

Data:04/07/2018

Descrição:

Áudio com a abertura do Seminário ABMES | Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa, realizado em 3 de julho, na sede da Associação. 

Download

Áudio: Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa (Debate)

Data:04/07/2018

Descrição:

Áudio com o debate ocrrido durante o Seminário ABMES | Novo Fies - entenda na prática a operacionalização financeira definida pela Caixa, realizado em 3 de julho, na sede da Associação. 

Download

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.209, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018

Dispõe sobre as regras e os procedimentos a serem realizados para a oferta de financiamento estudantil mediante o Fundo de Financiamento Estudantil e o Programa de Financiamento Estudantil, referentes ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019.


RESOLUÇÃO FNDE Nº 32, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018

Dispõe sobre o Plano Trienal e o quantitativo de vagas dos contratos de financiamento no âmbito do Fundo de financiamento Estudantil – Fies.


EDITAL SESU/MEC Nº 8, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2018

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies 


LEI Nº 13.530, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, a Lei Complementar nº 129, de 8 de janeiro de 2009, a Medida Provisória nº 2.156-5, de 24 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2.157-5, de 24 de agosto de 2001, a Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, entre outras.


LEI N° 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001

Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências.


Notícias

Prazo para aditamento do Novo Fies é prorrogado

Os estudantes terão até 31 de janeiro para fazer o processo no site SIFES

Mudanças no financiamento estudantil levam a diminuição no preenchimento de vagas

DF TV: em entrevista o assessor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, comenta sobre a baixa adesão do Fies em 2018

Políticas públicas - A porta de entrada para o Ensino Superior

Pesquisas realizadas pela ABMES revelam a importância de ações governamentais para que estudantes tenham acesso à formação superior

Setor de ensino superior lista propostas para resgatar Fies em governo Bolsonaro

Entidade sugere que governo federal volte a financiar 100% do curso; instituições dariam descontos de até 30% e amortização começaria no início do contrato

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

Bol: Em coletiva, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, relata que os bancos tratam o financiamento estudantil como uma linha de crédito qualquer

O futuro da enfermagem

Exigência de qualificação será cada vez maior

Fies amarga fiasco este ano e um mistério de R$ 8 bilhões

Estado de Minas: ABMES questiona por que o governo mantém em caixa recursos do fundo que deveria cobrir rombos da inadimplência, estimada em R$ 10 billhões

Desempenho pífio do Fies frusta estudantes da graduação

Estado de Minas: ABMES apresenta propostas para reestruturar o programa

Fies tem o menor número de contratações desde 2010

Valor Econômico: Em coletiva , o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirma que as regras do Fies são muito difíceis de cumprir, sem contar com os juros e cobrança de multa

Prazo para aditamento do Fies é prorrogado

Até o momento, cerca de 70% dos estudantes já concluíram ou iniciaram o processo de aditamento

Governo atinge só 1/4 de contratos prometidos com Fies

Porvir: Levantamento feito pela ABMES mostra que corte de recursos e reestruturações fez com que apenas parte dos contratos do Fies prometidos pelo governo federal foram firmados

Fies pode ter taxa durante curso, volta do financiamento integral e descontos

DCI: ABMES formula sugestões para 'resgatar' programa após 'fracasso' em 2018, para ABMES, futuros presidente e ministro da Economia devem ser sensíveis ao tema

Fies termina ano com o menor número de novos contratos desde 2010

Brasil Escola: ABMES critica a nova modalidade, o P-Fies, que teve menos de 2% das vagas preenchidas

Setor de ensino superior lista propostas para resgatar Fies em governo Bolsonaro

UOL: O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirma que no segundo semestre, apenas 256 dos 120 mil contratos analisados pelas instituições financeiras foram assinados

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

UOL: Segundo o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, o acesso às faculdades particulares por meio do Fies está mais difícil

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

O Hoje: Em coletiva, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, deu a sua opinião sobre o fracasso do Fies

Setor de ensino superior lista propostas para resgatar Fies em governo Bolsonaro

Reuters: O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas,afirmou que o segundo semestre, apenas 256 dos 120 mil contratos analisados pelas instituições financeiras foram assinados

Setor de ensino superior lista propostas para resgatar Fies em governo Bolsonaro

Extra: Para do diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, essas mudanças desvirtuaram o propósito social do Fies

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

Exame: Para o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, o desempenho do Fies em 2018 foi um fracasso

Faculdades dizem que governo não usou fundo para cobrir rombo do Fies

G1: O diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, revela que as propostas para as novas regras do Fies serão apresentadas ao presidente eleito Jair Bolsonaro

Acesso ao Fies ficou mais difícil, dizem faculdades privadas

Agência Brasil: Em coletiva, Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, informa que irá debater novas propostas para o Fies com o presidente eleito

Faculdades dizem que governo não usou fundo para cobrir rombo do Fies

Valor Econômico: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, em coletiva, criticou o programa de renegociação da dívida para os alunos inadimplentes do Fies

Setor de ensino superior lista propostas para resgatar Fies em governo Bolsonaro

Reuters: Janguiê Diniz, diretor presidente da ABMES, destaca que o governo federal deveria voltar a financiar 100 por cento do valor do curso, e não 50 por cento como ocorre atualmente

ABMES: Fies em 2018 só preencheu 80,3 mil das 310 mil vagas

Agência Estado: Em coletiva , Janguiê Diniz, o diretor presidente da ABMES, relata o principal motivo para o insucesso do P-Fies

Associação de faculdades privadas classificam 'novo Fies' como um fracasso

O Globo: O direto presidente da ABMES, Janguiê Diniz, anuncia que fará uma proposta ao futuro governo para que o Fies tenha 100% do valor financiado

ABMES denuncia pior Fies da história e apresenta proposta de resgate

Retomada do caráter social do programa passa por maior comprometimento dos três atores envolvidos: governo, estudantes e instituições de educação superior

Fies ofertará 100 mil vagas em 2019, define comitê do programa

A quantidade está condicionada ao aporte de R$ 500 milhões no Fundo Garantidor do Fies, valor que virá do orçamento do MEC

Operacionalização financeira do novo Fies

Em vigor desde o primeiro semestre de 2018, regras do Fundo de Financiamento Estudantil ainda trazem dúvidas para as instituições de Ensino Superior

MEC publica regras para oferta do Fies no primeiro semestre de 2019

Os agentes financeiros que quiserem operar a modalidade P-Fies deverão manifestar interesse ao governo de hoje até o dia 28 de novembro

Coluna

Educação Superior Comentada | A nova face do Fies

Ano 5 - Nº 27 - 23 de agosto de 2017

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, faz uma avaliação das modificações ocorridas na nova regulamentação do Fies e que impactarão diretamente as instituições de ensino. Entre os destaques, ele menciona o crescimento de encargos tanto para as IES quanto para os estudantes

#CARTAASSOCIADOS