Detalhe

ABMES entrega a Ricardo Vélez Rodríguez propostas para a educação

13/02/2019 | Por: ABMES | 3239
Foto: Luis Fortes/MEC

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) entregou hoje (13) a Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação, documento com as contribuições do setor particular de educação superior para o desenvolvimento do cenário educacional no país. As propostas foram desenvolvidas com base no programa de governo do então candidato Jair Bolsonaro, por ocasião da campanha eleitoral de 2018, e abrangem todos os níveis educacionais.

Entre as proposições estão a melhoria da qualidade da educação básica, passando pela formação de professores e pela gestão escolar; o financiamento da educação superior; a revisão da regulamentação relativa a disciplinas e componentes curriculares a distância nos currículos dos cursos presenciais; a inovação curricular; e o estabelecimento de uma política de Estado para a educação superior.

Durante a audiência, que foi articulada pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, o presidente da entidade e diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, ressaltou a disposição do setor para colaborar com o governo. “Não viemos solicitar nada, mas nos apresentar e nos colocarmos à disposição para colaborar com o MEC. Assim como o ministério atuamos com foco na educação de qualidade”.

Rodríguez se mostrou aberto à atuação conjunta com o setor e chamou a atenção para a relevância do grupo presente na audiência. “Estão aqui os pesos pesados que carregam o andor da educação superior no Brasil. Certamente temos que trabalhar juntos. O diálogo sistêmico com vocês é muito importante. Vamos de forma conjunta pensar os grandes problemas nacionais”.

Além de expor as proposições do setor, o documento elaborado pela ABMES, e intitulado Educação superior brasileira e inclusão social: contribuições do setor particular para o desenvolvimento do país, demonstra a relevância das instituições particulares enquanto parceiras estratégicas do governo para a expansão do acesso à educação no país, em especial a de nível superior.

Audiência com o ministro da Educação
Realizado na sede do Ministério da Educação, em Brasília/DF, o encontro foi uma iniciativa do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular com o objetivo de apresentar as lideranças do setor ao novo ministro, bem como se colocar à disposição para o diálogo e a atuação conjunta, marcas que caracterizam o Fórum desde a sua fundação.


Conteúdo Relacionado