Detalhe

ABMES apoia instituto criado para incentivar o empreendedorismo no Brasil

16/05/2019 | Por: ABMES | 461
Foto: Freesider

Na próxima quarta-feira (22/05), no auditório da Be.Academy, em São Paulo/SP, às 19h, será lançado oficialmente o Instituto Latino Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Instituto Êxito). Criada a partir do princípio de que o Brasil é um país repleto de oportunidades para empreender e de um povo altamente guerreiro e criativo, a iniciativa é fruto da união de 34 empreendedores visionários, liderados por Janguiê Diniz, vice-presidente da ABMES e fundador e controlador do grupo Ser Educacional. Outros membros diretoria ABMES estão envolvidos no projeto. Celso Niskier, diretor presidente da Associação e Gabriel Mario Rodrigues, presidente do Conselho de Administração, compõem o grupo de fundadores e atuarão como vice-presidentes do Instituto.

Além desses nomes, o corpo de fundadores, diretores e conselheiros do Instituto traz figuras reconhecidas do empreendedorismo brasileiro, como o presidente da VTEX, Alfredo Soares; o fundador da Anhanguera Educacional, Antônio Carbonari Netto; o fundador e presidente do Fundo Iron Capital, Bruno Guedes Pereira; o vice-presidente do Hapvida, Cândido Pinheiro de Lima; o presidente do Bank Of America/Merrill Lynch, Eduardo Alcalay; o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho; o diretor da Fiespe, Fernando Seabra; o fundador e presidente da Samba Tech, Gustavo Caetano; o fundador e presidente da JR Diesel, Geraldo Rufino; o fundador e presidente do Fundo de Investimentos Bossa Nova, João Kepler; o fundador e presidente da Polishop, João Appolinário; o presidente do Banco Credit Suisse no Brasil, José Olympio Pereira; o fundador e presidente da Carmen Steffens, Mário Spaniol; o diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, entre outros.

Termo de cooperação
Durante o lançamento, a ABMES e o Instituto Êxito assinarão um Termo de Cooperação com objetivo de desenvolver e estimular o empreendedorismo nas instituições de educação superior associadas à ABMES, que terão diversos benefícios de acesso aos programas que serão desenvolvidos pelo Instituto.

“Essa iniciativa é importantíssima e essencial para o crescimento e desenvolvimento do nosso país. A ABMES trabalhará junto ao Instituto e empresários fornecendo todo apoio necessário e possível para o sucesso do projeto. Nesse sentido, é importante que as instituições associadas compareçam ao evento de lançamento e fiquem por dentro de tudo que o Instituto Êxito promoverá”, afirma Celso Niskier.

Sobre o Instituto
Por acreditar que os empreendedores brasileiros podem contribuir com a troca de conhecimento e experiências para que os jovens, especialmente os carentes e de escolas públicas, se desenvolvam e descubram o “dom” empreendedor que existe neles, o Instituto Êxito foi criado com a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos, melhorando, assim, a realidade e a comunidade na qual vive. Seus pilares são pautados na trabalhabilidade, geração de riquezas, renda e empregos com investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes carentes e profissionais que tenham o interesse em se qualificar e empreender.

O Instituto atuará em âmbito nacional e, posteriormente, internacional, com a realização de cursos on-line, congressos, seminários, palestras, debates, conferências, workshops, oficinas, reuniões, estudos, fóruns, hackathons, mentorias, entre outras ações, sendo grande parte delas gratuitas e direcionadas aos jovens carentes.

Na cartela de ideias que serão realizadas, está ainda o Fundo de Investimento cujos recursos captados junto aos sócios fundadores e contribuintes vão possibilitar o investimento em ideias e startups de empreendedores que se beneficiarem em qualquer atividade do Instituto; a Aceleradora de Startups, que funcionará como uma incubadora para acelerar pessoas e empreendimentos; a Biblioteca do Empreendedor, que reunirá uma série de livros com o selo do Instituto Êxito; a Revista Empreenda com Êxito, para disseminar a cultura empreendedora; o Game Trilha do Empreendedor, que vai conduzir os jovens empreendedores em como empreender com sucesso e terá pílulas de aprendizagem e um torneio nacional de empreendedorismo usando o game digital; o “Bate-papo com o Mestre Empreendedor”, que ocorrerá mensalmente, on-line ou presencialmente no auditório do Instituto Êxito e reunirá a cada edição um empreendedor de trajetória bem-sucedida para falar sobre as experiências do seu negócio; além do Prêmio Êxito do Empreendedorismo Latino-Americano, que irá auxiliar no fomento do espírito empreendedor no Brasil e na América Latina.

O Instituto Êxito também traz em sua esfera de atuação o microcrédito do empreendedorismo.

 


Conteúdo Relacionado

Notícias

Instituto Êxito de Empreendedorismo é fundado visando ajudar jovens de escolas públicas

Iniciativa, com foco no empreendedorismo, foi criada por um time de renomados empreendedores brasileiros

ABMES e Instituto Êxito assinam parceria para cooperação em empreendedorismo

Termo de Cooperação entre as entidades, que foi assinado durante evento oficial de lançamento da iniciativa, é o primeiro convênio do Instituto

Tecnologias disruptivas e o novo contexto global da educação

Estadão: Em artigo, o diretor presidente ABMES, Celso Niskier, fala sobre novas metodologias de ensino