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Paulo Chanan publica análise sobre dados do Censo da Educação Superior 2018

20/09/2019 | Por: ABMES | 630
Foto: Vecteezy

Na última quinta-feira (19/09) o Ministério da Educação lançou o Censo da Educação superior – 2018. Realizado anualmente pelo Inep, a publicação é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes.

A edição 2018 mostrou dados importantes para o setor como o fato de que o número de vagas ofertadas pelo ensino superior a distância (EAD) superou, pela primeira vez, o número de oportunidades em cursos presenciais. No ano passado, foram 7.170.567 vagas remotas contra 6.358.534 vagas locais, respectivamente.

Para explicar melhor alguns cenários apontados pelo Censo 2018, Paulo Chanan, membro do Conselho de Administração da ABMES e vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), compilou e analisou alguns dados e publicou o estudo “Comentários aos Primeiros Números do Censo da Educação Superior Brasileira – 2018”.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.


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