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Live orienta recenseadores sobre novos módulos

21/05/2021 | Por: Inep | 1717
Foto: Reprodução/ Inep

Mais uma live do Censo da Educação Superior 2020 foi realizada nesta sexta-feira, 21 de maio, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube. O quinto encontro virtual teve como tema os módulos Migração e Relatórios do Sistema Censup e reuniu cerca de 1000 recenseadores e auxiliares institucionais, representantes das instituições de educação superior e responsáveis pela declaração dos dados.

O presidente do Inep, Danilo Dupas, fez a abertura da live. “Fiz questão de participar deste momento, para falar diretamente com vocês. Conheço de perto o valor das evidências do Censo da Educação Superior. Como gestor e professor de instituição de educação superior particular também sei o tempo e a dedicação que essa pesquisa exige das instituições”, contou o presidente, que atua há mais de 20 anos na educação superior.

O diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno, também acompanhou a live e reforçou a importância da experiência, ancorada na confiança e na parceria, entre o Inep e as instituições. “Os recenseadores e auxiliares institucionais são parceiros do Inep em sua missão estratégica de realizar o Censo da Educação Superior. É um consenso a importância das estatísticas educacionais e em um ano de pandemia essas informações têm importância ainda maior”, reforçou. O novo diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações do Inep, Daniel Miranda Pontes Rogerio, que assumiu a reformulação do sistema Censup, também falou aos participantes.

Migração
Os técnicos do Inep apresentaram os novos módulos e orientaram sobre o preenchimento dos formulários de Migração de dados e Relatórios. As instituições de educação superior têm liberdade para realizar o preenchimento do Censo por importação de dados (migração) ou por preenchimento on-line na plataforma do Censup. A utilização do módulo Migração, portanto, não é obrigatória. O sistema possibilita a importação de quatro tipos de arquivos: curso, aluno, docente e laboratório. O Recenseador Institucional pode também optar por preencher o Censo, utilizando-se dos dois recursos, como por exemplo, preencher os dados de cursos no sistema on-line e importar apenas os dados de alunos, docentes e laboratórios. A definição do formato considera, principalmente, o tamanho da instituição e o volume de estudantes que precisa declarar ao Censo.

Relatórios
Já estão disponíveis para as instituições um conjunto de relatórios desenvolvidos pelo Inep para fornecer as variáveis coletadas no Censo, além de algumas variáveis do cadastro e-MEC. Os relatórios também visam apresentar todos os registros das instituições, atualizados ou não. Para compreender os relatórios detalhados é preciso consultar o dicionário de variáveis, que contém a descrição das variáveis de cada relatório.

Incialmente os relatórios foram disponibilizados apenas para os recenseadores, mas para atender pedidos dos auxiliares institucionais o Inep criou uma nova regra no sistema. Para fazer download de um relatório, o auxiliar deve ter a situação desbloqueada na instituição e estar habilitado para consultar ou editar as informações de determinado módulo. O Inep ainda vai entregar os relatórios detalhado de aluno e série histórica, a funcionalidade de verificação de erros e fechamento. Os envolvidos no Censo podem, inclusive, sugerir novos tipos de relatórios ou novas funcionalidades.

Novidades
No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do censo. O Instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além das perguntas frequentes, informativos e apresentações. Uma novidade é um manual extra, para as instituições que tiveram atraso no calendário acadêmico e o ano letivo afetado, com aulas perdurando até 2021. Também foi disponibilizada a cartilha de orientações e o mapeamento dos fluxos do processo censitário, que facilita o entendimento de algumas etapas.

Orientações
A Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior chamou atenção para o novo cronograma da pesquisa, formalizado por meio da Portaria nº 197, de 10 de maio, que propõe novos prazos para a coleta e para as demais fases do Censo. O treinamento EaD, na plataforma Capacita Servidores, também ficará disponível até 16 de julho. Com 20 horas de duração, envolve questões conceituais e definições importantes para a declaração dos dados. A plataforma é uma ferramenta para capacitação a distância de todos os envolvidos no preenchimento dentro da instituição de educação superior. Todos os canais de atendimento da área estão disponíveis para os recenseadores e auxiliares.

Censo da Educação Superior
Realizado anualmente pelo Inep, o Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino da etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, assim como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o Censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.


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