Detalhe

Câmara recebe exposição inédita no Brasil sobre o Holocausto

26/03/2018 | Por: Câmara Notícias | 553
Divulgação

A Câmara dos Deputados abre nesta segunda-feira (26) a exposição "Shoá – o Holocausto: como foi humanamente possível?", que retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial. A mostra exibe painéis com imagens e textos que explicam, de forma clara, acessível e didática, a vida dos judeus, a ascensão e a propaganda nazista, além dos guetos e dos campos de concentração, entre outros temas.

Além dos eventos cronológicos, o visitante também poderá ver fotos e depoimentos de pessoas que sofreram os horrores da guerra. O objetivo é estimular os visitantes a refletir sobre o assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A mostra também traz o tema para os dias de hoje, a fim de educar jovens e construir uma memória coletiva universal, que transmita e compartilhe valores como tolerância, respeito, diversidade, igualdade, resistência e resiliência. 

A exposição é uma realização do Departamento de Exposições Itinerantes do Yad Vashem (Centro Mundial de Lembrança do Holocausto), em Jerusalém, Israel, com curadoria de Rinat Harris-Pavis e consultoria de Avraham Milgram. A mostra foi exibida pela primeira vez em janeiro de 2015 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Com a inauguração na Câmara, a exposição inicia a sua trajetória no circuito cultural brasileiro. O Museu do Holocausto de Curitiba foi o responsável pela aquisição dos direitos, tradução, adaptação e produção da mostra em território nacional.

A exposição poderá ser conferida até 11 de abril, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. A entrada é franca.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Em 70 anos, Israel se ergueu sobre tradições culturais e guerras com vizinhos

Contrastes marcam cosmopolita Tel Aviv e histórica Jerusalém

Feira das universidades israelenses acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro

Cada instituição de ensino participante contará com um estande próprio, para esclarecer dúvidas e conversar com os visitantes

Ministro da Educação participa de lançamento do projeto 100 Anos de Educação Judaica no Brasil

Na ocasião, ele comentou sobre uma das visitas que fez a Israel, quando pôde conhecer experiências de ensino bem-sucedidas

CCT: audiência aponta que tecnologia de Israel no uso da água pode ser exemplo para o Brasil

O ministro da Ciência e Tecnologia de Israel, Ofir Akunis, que está em visita oficial ao Brasil, classificou o encontro na CCT como “histórico”

Chanceler brasileiro promete a Netanyahu aprofundar relação com Israel

No encontro com Netanyahu, em Jerusalém, Aloysio Nunes Ferreira convidou o premiê israelense para visitar o Brasil

Israel realiza Cyber Week 2018

O evento oferecerá acesso exclusivo a especialistas em segurança cibernética e criará um fórum para intercâmbio de conhecimentos e redes

Embaixada de Israel promove exposição Além do Dever em Brasília/DF

Segundo a organização, "a iniciativa é dedicada aos justos entre as nações e aos sobreviventes do Holocausto, cuja coragem e resiliência nos inspiram"

2ª Delegação ABMES Internacional acontecerá em outubro de 2018

Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo

Contato


Lioudmila Batourina
Consultora de parceria internacional

E-mail

lioudmila@abmes.org.br

Telefone

+55 (81) 9 9998-7258