Detalhe

Em discurso, diretor presidente da ABMES ressalta conquistas da educação superior em 2017

05/12/2017 | Por: ABMES | 3589

“2017 foi um período intenso, no qual lutamos bons combates em arenas distintas, angariamos aliados estratégicos e garantimos vitórias de extrema relevância para o fortalecimento da educação superior brasileira”. Assim foi iniciado o discurso do diretor presidente Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, na abertura do Painel ABMES – Educação brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018, último evento do ano promovido pela Associação.

Em sua fala, ele relembrou e analisou as ações desenvolvidas ao longo de 2017, ressaltando a atuação nas esferas do executivo e do legislativo e a comemoração pelos 35 anos da ABMES. Diniz apontou as manifestações e ações da Associação em pautas centrais para o setor da educação superior particular.

Neste contexto, as três reformas estruturais – trabalhista, tributária e previdenciária – também foram destacadas em sua fala. O diretor presidente enfatizou que a ABMES assumiu sua responsabilidade e contribuiu para o debate no sentido de assegurar os interesses legítimos das instituições de ensino superior.

“No entanto, a atuação política da Associação não ficou restrita ao Legislativo em 2017. Sendo outra esfera estratégica para o setor, o governo federal foi frequentemente acionado e demandado. Inúmeras foram as reuniões, audiências e eventos promovidos por órgãos governamentais em que estivemos presentes. Há que se ressaltar, ainda, a participação constante de representantes governamentais nos eventos e ações promovidos pela ABMES”, afirmou Diniz.

O diretor presidente também falou sobre as parcerias exitosas realizadas pela Associação em 2017 e ressaltou o esforço feito em busca de uma atuação mais regionalizada, de modo a estar mais próxima dos associados, com a concretização do projeto ABMES Regional.

Outro destaque apontado foi a materialização do programa ABMES Internacional. “O ápice da iniciativa consistiu na 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience, realizada em setembro de 2017. Representantes de instituições de educação superior brasileiras visitaram universidades russas localizadas nas cidades de Moscou e São Petersburgo, em uma rara oportunidade de benchmarking, networking e estreitamento das relações entre o setor educacional dos dois países”, relembrou.

A fala foi encerrada com a reafirmação do compromisso da ABMES em manter uma atuação estratégica em prol do setor educacional, em especial das mantenedoras associadas e suas mantidas.

Pesquisa de satisfação

Na ocasião, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, apresentou a pesquisa de satisfação com relação à atual gestão e que foi respondida pelos associados. Os dados mostram que 100% dos respondentes consideram relevantes os temas debatidos pela Associação.

Segundo Caldas, a pesquisa mostra forte satisfação com a ABMES, com os serviços ofertados por ela e com a atual gestão, mas aponta a necessidade de aproximação ainda maior com as instituições de pequeno e médio porte.

Entre outros números, o documento aponta que 96% dos entrevistados consideraram entre boa e excelente a comunicação entre a ABMES e os associados; 94% estão satisfeitos e muito satisfeitos com a Associação; 87% consideram a atuação em defesa da educação superior particular como boa e ótima; e 70% afirmaram que as necessidades são atendidas satisfatoriamente pela ABMES.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Painel ABMES | Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018

Data:05/12/2017

Descrição:

Em dia 5 de dezembro, aconteceu, em Brasília/DF, o Painel ABMES “Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018”.

Download

Vídeos

ABMES 2017 Retrospective

Many actions have been taken by ABMES over the course of this year. This video features a bit of the main moments that marked 2017.

Painel ABMES aborda educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018 (matéria)

Em dia 5 de dezembro, aconteceu, em Brasília/DF, o Painel ABMES “Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018”.

Painel ABMES aborda educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018 (matéria)

Em dia 5 de dezembro, aconteceu, em Brasília/DF, o Painel ABMES “Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018”.

Painel ABMES | Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018

Em dia 5 de dezembro, aconteceu, em Brasília/DF, o Painel ABMES “Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018”.

Retrospectiva ABMES 2017

Muitas foram as ações desenvolvidas pela ABMES ao longo deste ano. O vídeo traz um pouco dos principais momentos que marcaram 2017. 

Notícias

A educação brasileira diante do espelho

Estadão: Em artigo, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, fala sobre algumas estatísticas analisadas e comentadas pelo Inep em evento recente da Associação

Mais livros, menos blindados

Mestre e doutor em direito, reitor da Uninassau e diretor presidente da ABMES

Falta de Educação gera Corrupção é o título do novo livro de Janguiê Diniz

Lançamento da 18º obra do autor será no dia 28 de junho, no campus da Uninassau Boa Viagem

Livro "Falta de educação gera corrupção" será lançado no XI CBESP

A obra, assinada por Janguiê Diniz, presidente da ABMES, explica que a educação é um instrumento transformador e libertador dos indivíduos. Os interessados poderão adquirir o livro em primeira mão durante o Congresso

Artigo - Sistema educacional brasileiro: uma análise crítica

Diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, fala sobre a sustentabilidade do sistema educacional brasileiro e a necessidade de se cobrar no ensino superior mensalidades nas IES federais

Mais um passo ao desenvolvimento

Ao comemorar 35 anos, ABMES conclui 2017 com ações a favor da Educação Superior particular

Janguiê Diniz: Demagogia no caminho da educação de qualidade

Correio Braziliense | Em artigo, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, fala sobre a importância do fortalecimento e respeito aos órgãos responsáveis pela pauta educacional do país

Cooperação e EAD estão entre as expectativas das IES para 2018

Questões estão entre os pontos que devem ser trabalhados no próximo ano e foram apontados pelos participantes de painel promovido pela ABMES

2ª Delegação ABMES Internacional acontecerá em outubro de 2018

Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo

Chanceler do Grupo Estácio lança livro em evento da ABMES

Obra sobre a arte de ensinar aborda as complexas e variadas formas de expressão estética e de comunicação, utilizando inúmeras linguagens para auxiliar o ato de formar

Janguiê Diniz: Educação brasileira e o contexto global: por que não avançamos?

Correio Braziliense | Em artigo, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, fala sobre o quanto a transformação de uma política social em política econômica pode comprometer o progresso do país

Janguiê Diniz: ABMES, 35 anos de história

Correio Braziliense: A história da ABMES sempre foi construída por pessoas fortes, determinadas e visionárias

Janguiê Diniz lança livro Ação Rescisória dos Julgados, em Aracaju/SE

Lançamento foi feito a inauguração do novo campus da Faculdade Maurício de Nassau na capital sergipana