Detalhe

O que é Horizon 2020?

22/02/2019 | Por: ABMES | 2390

Existem inúmeros programas europeus que concedem bolsas no campo da educação e da ciência. Alguns deles já são conhecidos, como, por exemplo, o fundo de mobilidade de estudantes, professores e projetos conjuntos Erasmus+ e o fundo EURAXESS.

Hoje vamos falar sobre mais um programa: o Horizon 2020. Trata-se de um fundo privado para financiar projetos científicos em muitos campos, principalmente ciência fundamental e Tecnologia da Informação, mas que também abrange projetos sobre conexões da ciência e da sociedade. 

Para saber mais detalhes, é importante ler o Guia do Programa. Clique aqui para acessá-lo.

No Horizon 2020 Todos são bem-vindos. Pesquisadores europeus podem incluir parceiros de outros países na preparação de propostas, ou seja, pesquisadores, empresas e instituições brasileiras podem se unir a parceiros europeus para desenvolver seus conhecimentos, aprimorar dados de pesquisa e criar equipes científicas.

Além disso, pesquisadores brasileiros individuais também têm espaço. Eles são sempre elegíveis ao financiamento no âmbito das ações dos editais Marie Sklodowska-Curie Actions – Individual Fellowships e European Research Council programme.

Mais informações sobre as regras de participação dos brasileiros no Horizon 2020 e o acordo intergovernamental sobre a participação brasileira podem ser encontradas no documento "Brazil - Country page". Clique aqui para acessá-lo. Lá você encontrará muitos links úteis com fundos que podem financiar suas ideias científicas.

Neste momento, o Horizon 2020 anunciou diversos convites para apresentação de propostas. Não perca a chance de conectar sua instituição à pesquisa científica e a fontes de orçamento.

Clique aqui para acessar o link para a página de chamadas abertas. À esquerda, localize a área científica apropriada e observe as possibilidades.