Com o próximo período letivo já batendo à porta, existe uma questão que vem tirando o sono de muita gente: o ensino presencial voltará com toda a sua força em 2022? Mais do que uma dúvida - que é compartilhada tanto com Instituições de Ensino, quanto com alunos - eu acredito que este momento também representa uma oportunidade única para a captação de novos alunos. Vamos conversar mais sobre isso?
A demanda por cursos presenciais está em alta
Durante a pandemia, muitos candidatos ao Ensino Superior decidiram esperar o retorno das atividades presenciais para ingressar na graduação ou para continuar os estudos, com uma pós-graduação, por exemplo.
Em uma pesquisa realizada com alunos recentemente inscritos na Quero Bolsa, principal marketplace de educação do Brasil, foi detectado que 41,23% deles preferiram adiar o ingresso ao ensino superior no primeiro semestre de 2021, mas que ainda pretendem se matricular.
Esse adiamento representa uma demanda reprimida, que hoje se soma a uma outra parcela: a de potenciais alunos ingressantes. Em outra pesquisa realizada pela Quero Educação, em julho de 2021, foi possível constatar que 41% dos entrevistados que desejam começar a graduação no início de 2022 só estão esperando o retorno do ensino presencial para se matricularem.
Isso já pode ser visto no perfil das buscas na Quero Bolsa: nos últimos 3 meses, 60% das buscas realizadas na plataforma foram por cursos presenciais. Além disso, a captação de alunos neste mesmo período aumentou 36% em relação ao ano anterior, o que mostra uma tendência de crescimento, que deverá chegar no seu ápice nos meses mais próximos ao início do primeiro semestre de 2022.
Se há demanda, há oportunidade
Ao observar os dados apresentados e o fato de que diversos cursos, como Medicina, Direito e Psicologia, só podem ser realizados no formato presencial, é possível perceber que há uma oportunidade de captação neste momento.
Para isso, é necessário que as instituições de ensino estejam preparadas tanto para receber os novos alunos, quanto para comunicar as medidas de retorno presencial. Este último fato é essencial para que a demanda se sinta segura em se comprometer com o início de uma graduação nesta modalidade.
E a antecedência tem se mostrado benéfica em diversos cenários. Não só para manter o contato com os potenciais alunos, criando uma jornada de compra e aumentando as possibilidades de conversão nos primeiros meses do ano, mas também na própria conversão. Nos gráficos de vendas de nossos marketplaces, têm sido cada vez mais evidentes os picos de alunos captados durante o mês de novembro.
Além disso, no cenário atual com uma grande demanda reprimida de alunos que só esperavam as ofertas de cursos presenciais voltarem à ativa para se matricularem, essa antecedência é fundamental.
Para ajudar as instituições de ensino, soluções digitais de captação, como os marketplaces da Quero Educação, são uma forma de expandir o alcance das ofertas, levando-as, de forma direcionada, a prospects qualificados.
A demanda por cursos presenciais já encontrou o caminho dos marketplaces da Quero. Por isso, estar por lá é o caminho mais rápido e confiável de chegar até os alunos. Para entrar em contato com a Quero, acesse esse link: https://gestao.quero.com/
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