• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

XV CBESP debaterá o futuro da liderança na educação superior

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

01/05/2023 06:00:01

No próximo dia 24 de maio terá início a 15ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), o maior e mais relevante evento do setor em nosso país. Ao longo de três dias, as principais lideranças, mantenedores, gestores, educadores e especialistas do tema estarão reunidos no Tauá Resort para debater o tema “Liderança inovadora: o desafio da educação superior”.

Pela primeira vez o congresso acontecerá na região centro-oeste, mais especificamente na cidade de Alexânia (GO), estrategicamente posicionada entre duas capitais: Brasília (DF) e Goiânia (GO). Cercado de verde por todos os lados, o hotel consiste em uma atração à parte, com infraestrutura de alto nível e preparada para atender os hóspedes em todas as suas necessidades. Entre os atrativos, um extenso parque aquático com piscinas externas e internas que ajudam a aliviar o clima mais seco que começa a se intensificar por ali nessa época do ano.

Mais interessante, contudo, é a primorosa programação totalmente pensada para contribuir com os tomadores de decisão neste momento de redefinição sobre o futuro da educação. Acreditamos que o tema da liderança nunca foi tão importante. Precisamos discutir que tipo de líderes a educação superior precisa para que possamos atravessar esse momento crítico e construir uma ponte para o futuro.

É com espírito que o XV CBESP vai reunir alguns dos principais nomes do país e até do exterior, como a vice-reitora da Universidade Católica Portuguesa, Margarida Mano; o presidente do Inep, Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo; o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Alysson Massote Carvalho; a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; e o sócio fundador da Play 9, João Pedro Paes Leme.

Logo na abertura, o evento contará com a ilustre presença de dois ministros de Estado responsáveis por pastas estratégicas para o desenvolvimento do país: Camilo Santana (Educação) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). A ministra, inclusive, será a conferencista do talk-show de abertura: “Lideranças para um mundo sustentável em diálogo com a educação”.

Além de tudo isso, como já é tradição, o Congresso contará com quatro workshops focados em questões relacionadas à temática do evento e que contam com a coordenação geral da assessora da presidência da ABMES, Iara de Xavier: Educação superior e liderança no cenário do século XXI; Liderança e o desenvolvimento sustentável no processo de formação acadêmica; Liderança com foco nos desafios da sociedade e do mercado de trabalho; e Planejamento estratégico aplicado à educação superior. Como gostamos de dizer, essa é a parte “mão na massa” do nosso evento.

A cada edição, o CBESP reúne cerca de 500 pessoas presencialmente e chega a outras milhares por meio da transmissão on-line. Para quem pode estar fisicamente, os ganhos vão muito além do que pode ser absorvido com os debates e palestras. O evento consiste em um espaço único para networking e benchmarking, práticas cada vez relevantes entre os líderes de hoje e do amanhã.

Por tudo isso é que não tenho dúvida de que esta 15ª edição será mais um marco na história do setor e na construção da educação superior que o país precisa e que todos almejamos. O CBESP do Cerrado vai começar em breve. Se você ainda não garantiu a sua vaga, apresse-se!

11 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020