• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Inovação e tecnologia na educação: o futuro está no presente

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

22/07/2024 06:00:01

Doutor em Inteligência Artificial e reitor de uma instituição de educação superior que tem a tecnologia no seu DNA, mais do que entusiasta, sou um grande defensor da transformação que as tecnologias são capazes de operar em um modelo educacional calcado em práticas e diretrizes estabelecidas no século 19, em muito desalinhadas com as demandas e expectativas de tempos tão disruptivos como este século 21.

Faz algum tempo que o mundo digital deixou de ser algo distante para se tornar uma presença marcante nas nossas vidas, impactando nas mais diversas esferas, como social, profissional e econômica. Vivemos em um mundo conectado no qual qualquer informação está a um clique de distância, mas seguimos amarrados a um modelo de ensino e aprendizagem centrado em um docente que fala de um lado e em alunos que escutam de outro, intermediados por uma lousa. 

Quantas oportunidades de gerar aprendizado e de tornar a educação mais atraente estão sendo desperdiçadas? Superar o impasse entre a educação ofertada e a necessária é uma urgência que precisa ser sanada.

Por isso, foi com grande satisfação que recebi o convite para redigir o prefácio do livro Inovação e Tecnologia na Educação: Explorando o Futuro do Ensino. A publicação consolida os principais pontos debatidos nas palestras do 3º Congresso Nacional de Educação - Tecnologias Digitais para uma Aprendizagem Significativa, realizado pela Colônia do Saber, instituição de ensino voltada para a formação de professores com foco na educação infantil.

A obra nos mostra que se, por um lado, a inclusão da tecnologia não resolverá todos os problemas educacionais do Brasil, por outro, sem ela nunca teremos uma educação mais eficiente e capaz de transformar nosso quadro de profundas desigualdades. Isso porque a tecnologia tem potencial para incidir em aspectos como a formação docente, a transformação da experiência educativa e a adaptação escolar.

Organizado com maestria pela professora Sheila Arantes, que além de proprietária da Colônia do Saber também é docente do Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais da Educação da UniCarioca, o livro convida o leitor a refletir, mas, sobretudo, agir na construção de um novo modelo educacional mais acessível, inclusivo, inovador e alinhado com as expectativas dos indivíduos, do mercado de trabalho e da sociedade atual.

Ao longo de 12 capítulos, estudiosos e docentes empenhados em construir pontes entre a tecnologia e a educação apresentam soluções inovadoras que podem ser replicadas, adaptadas ou servirem de inspiração para o desenvolvimento de novos instrumentos educacionais capazes de conduzir a educação a patamares mais elevados de desempenho.

Nessa linha, há um campo fértil a ser explorado, como a relação entre a neurociência e a alfabetização; o fomento à evolução das práticas educacionais por meio da divulgação científica; a gamificação como aliada da alfabetização; o ensino por investigação; o uso de ferramentas digitais na gestão escolar; o uso da inteligência artificial em sala de aula; estímulo à participação dos estudantes; maior agilidade nos feedbacks; e a personalização do ensino.

Não vou me alongar mais para não tirar do leitor o prazer das descobertas e experiências apresentadas ao longo do livro. Inovação e Tecnologia na Educação: Explorando o Futuro do Ensino é um título que, aparentemente, nos remete aos dias que hão de vir, mas, na verdade, diz respeito a uma educação que precisa - e pode - ser implementada agora, neste momento presente.

31 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020