Embora seja possível sonhar de maneira solitária, a verdadeira realização dos sonhos é sempre fruto de uma obra coletiva e colaborativa. Recentemente, em 5 de agosto de 2025, a Associação Brasileira dos Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) lançou um documentário em homenagem aos grandes educadores da educação superior privada brasileira. Nesse emocionante resgate histórico, revisita-se o cenário político e social de uma época crucial para a expansão da educação superior no Brasil, as primeiras décadas deste século, pelas vozes de Antônio Carbonari, Pedro Chaves, Paulo Cardim, Wilson Matos e Getúlio Américo.
Carbonari e esses pioneiros foram responsáveis por desvendar os segredos de um mercado emergente, resultado do nascimento de uma nova classe média em franca expansão, que sonhava em obter o diploma de nível superior. Tratava-se de atender a uma demanda reprimida e criar um setor econômico capaz de ampliar o acesso a esses anseios, apoiado na expansão das oportunidades de educação superior. Antônio Carbonari foi, exemplarmente, a personificação da concretização desse grande desafio.
O Professor Antônio Carbonari Netto, sempre acompanhado de sua esposa, a Professora Maria Elisa Carbonari, percebeu cedo que o acesso ao ensino superior era precário e, muitas vezes, inalcançável para pessoas das classes baixa e média. Juntos, sonharam em abrir as portas da educação, promovendo a igualdade de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional de todos, independentemente de sua condição socioeconômica. Esse sonho tornou-se a luz que orientou seus esforços na construção de uma educação acessível e inclusiva. Para eles, a educação ultrapassava a simples aquisição de conhecimentos: era o caminho para o desenvolvimento integral do ser humano, capacitando-o a contribuir de forma significativa para a sociedade.
Antônio Carbonari, nascido em 12 de fevereiro de 1951, era licenciado em Matemática pela PUCCAMP (1973), especialista em Educação Matemática pela Universidade São Francisco (1979), possuía MBA em Gestão Universitária (2001) e Mestre em Administração, Comunicação e Educação pela Universidade São Marcos (2005). Atualmente, exercia a presidência do Conselho de Administração da MUST University, com sede na Flórida/EUA, era membro titular da Academia Brasileira de Ciências da Administração e integrante do Conselho de Administração da ABMES. Entre suas atividades anteriores, destacam-se suas atuações como Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (1990-1993) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) (2016-2020).
A trajetória de Carbonari foi marcada por uma profunda proficiência e dedicação, que o levaram desde sua atuação como professor de cursinhos preparatórios para vestibulares (1970-1974), passando por sua experiência como Pró-Reitor Acadêmico da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (1986-1990), até sua destacada liderança como fundador e presidente da Anhanguera Educacional S.A. (2003-2013), na época um dos maiores grupos educacionais privados do mundo.
Mais recentemente, o Professor Carbonari cruzou novas fronteiras geográficas ao fundar, em 2017, a MUST University na Flórida, EUA, com o propósito de se tornar uma referência global em educação online. Toda sua trajetória foi marcada por um compromisso inabalável em oferecer uma educação de excelência, inovadora, competitiva e acessível, com a missão de ajudar seus alunos a atingirem suas metas educacionais, pessoais e profissionais.
2




