Detalhe

ABMES anuncia vencedores da 9ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

23/03/2016 | Por: ABMES | 2041

Para escolher os vencedores da 9ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) reuniu no dia 21 de março, em Brasília, a comissão julgadora que elegeu as melhores produções audiovisuais sobre as ações de Responsabilidade Social das Instituições de Educação Superior. Foram premiadas quatro Instituições nas categorias Documentário, Videoclipe, Cobertura Jornalística e Vídeo Institucional. Cada ganhador receberá R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais).

A comissão julgadora, formada por Fernando Rabello Costa - Designer Gráfico, diretor de Arte da Grau Design, Júlio Cesar de Castro Ferreira - Especialista em comunicação digital, Lidyane Lima - Coordenadora do projeto, Gerente de Comunicação e TI da ABMES e Tonico Botêlho - Diretor comercial da Incine Vídeo Web , destacou que a qualidade dos vídeos tem evoluído ano após ano e que os alunos estão cada vez mais engajados em por em prática, durante a promoção das ações de Responsabilidade Social, o conhecimento adquirido em sala de aula. Dessa forma, cumpre-se o objetivo principal do Concurso, que é o de incentivar que as Instituições que realizam ações socialmente responsáveis registrem esses momentos, a fim de dar maior visibilidade aos projetos que podem servir de exemplo para outras IES espalhadas por todo o país.

Os jurados, de acordo com a gerente de Comunicação da ABMES, preocuparam-se em considerar na avaliação dos vídeos produzidos a infraestrutura das instituições e o suporte oferecido por elas aos alunos. Lidyane Lima informou que, além da qualidade do material, é considerada a criatividade relativa à narrativa, à estética e à linguagem, sempre com o foco no viés das atividades socialmente responsáveis, Fernando Rabello acrescentou que é preciso destacar a preocupação por parte da instituição em coordenar uma ação para que todos da comunidade possam interagir.

Já o especialista em comunicação digital, Júlio Cesar de Castro Ferreira, ressaltou que têm sido difícil para a comissão julgadora escolher apenas um vídeo, por categoria, uma vez que as instituições estão cada vez mais engajadas na produção do material para vencer o prêmio. Segundo Júlio César, isso demonstra “dedicação e boa vontade dos idealizadores em elaborar trabalhos cada vez de mais qualidade".

O diretor comercial Tonico Botelho, que faz parte da comissão julgadora desde a primeira edição do Concurso, destacou que os vídeos produzidos em 2015 representaram bem o que se é esperado em cada categoria. Botelho aconselha que os concorrentes das próximas edições do Concurso assistam aos vídeos vencedores dos anos anteriores. “Temos um bom material para servir de referência e esperamos que, a partir do que já foi realizado até agora, os próximos vídeos sejam cada vez melhores”, concluiu.

Conheça os vencedores

Categoria Institucional
Centro Universitário Cesumar
Título: Unicesumar Social

Cobertura Jornalística
Faculdade Anhanguera de Sumaré - Kroton
Título: Semana do Ensino Responsável 2015 - Kroton Educacional

Vídeoclipe
Faculdade Internacional Signorelli
Título: Dia da Responsabilidade Social 2015

Documentário
Faculdade Assis Gurgacz
Título: Clínicas FAG

 

Sobre o Concurso

O Concurso há nove anos integra o calendário acadêmico de instituições de ensino públicas e particulares de todo Brasil que aderem à campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Saiba mais sobre o projeto e conheça os vencedores das edições anteriores no site www.dia.abmes.org.br.


Sobre Silvio Tendler

Silvio Tendler é um renomado documentarista brasileiro. É, antes de tudo, um humanista, que já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Seus vídeos são resgates da memória brasileira e inspiram seus espectadores à reflexão sobre os rumos do Brasil, da América Latina e do mundo em desenvolvimento.


12ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

Instituições de Ensino Superior (IES) – particulares e públicas – já podem cadastrar no SisDia as atividades que promoverão no âmbito da Responsabilidade Social em 2016, durante a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Neste ano, a grande mostra das iniciativas no âmbito da Responsabilidade Social promovidas pelas instituições de ensino superior de todo o país acontecerá nos dias 12 e 17 de setembro.

Pretende-se, especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular":

* Conferir maior visibilidade ao ensino superior particular;
* Sensibilizar as IES e os parceiros para participarem das ações;
* Tornar disponíveis a toda a sociedade informações sobre as ações sociais das IES;
* Abrir espaços na comemoração do evento, além da "mostra" propriamente dita, para debates sobre temas de interesse das IES/ comunidade com a participação de professores, alunos, funcionários e dos diferentes órgãos da sociedade organizada;
*Fortalecer parcerias entre as IES e a sociedade.

Para inserir as atividades no SisDia, a instituição deverá acessar o sistema com o login e senha encaminhados por e-mail pela ABMES. Caso não tenha recebido ou tenha dúvidas quanto ao cadastro das atividades, entre em contato com a Associação pelo telefone (61) 3322-3252 ramal 209 ou pelo e-mail dia@abmes.org.br.


Conteúdo Relacionado

Notícias

ABMES anuncia vencedores da 10ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

O concurso elegeu as melhores produções audiovisuais sobre as ações da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2016