Detalhe

Criação de uma política nacional do ensino superior está entre as metas do MEC até 2018

14/09/2016 | Por: ABMES | 5815

Desde maio, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) iniciou estudos para a construção de uma nova política nacional do ensino superior no Brasil. De acordo com o secretário, Maurício Eliseu Costa Romão, após uma análise das principais necessidades do setor, a formulação de um aparato legal mais definido para que técnicos de regulação e supervisão possam trabalhar com mais segurança e, assim, otimizar os processos, tornou-se uma das prioridades.

Para formatar esse documento, o MEC está trabalhando com o apoio de uma consultoria, além de contar com a cooperação de entidades representativas do setor, entre elas, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Segundo Romão, há um excesso de microrregulações em torno da educação superior.  “É preciso aprimorar a legislação existente com a consolidação de todas essas normas. E para formular esse documento, será preciso uma série de encontros e debates com todos os setores, público e privado, além de órgãos correlatos”, diz.

De acordo o secretário, o próximo passo será a construção de um primeiro esboço para dar início aos debates sobre o tema. A expectativa é que a nova política da educação superior seja criada até o final do mandato do governo federal, em 2018.

Para o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, essa consolidação será de fundamental importância para as instituições de ensino particulares. “A atual legislação, repleta de atos normativos, dificulta o andamento dos processos. Nossa expectativa é que os debates - e a consolidação dessa nova política - aconteçam o mais rápido possível. Daremos todo nosso apoio”, afirmou.

Romão falou sobre o assunto nesta terça-feira, 13 de setembro, durante o seminário “Processos Regulatórios na Seres/MEC – Situação Atual e Perspectivas”, promovido pela ABMES, em Brasília/DF. O encontro foi uma oportunidade para as instituições de ensino superior particular (IES) debaterem diretamente com diretores, coordenadores e técnicos da Secretaria os efeitos das últimas alterações normativas relacionadas à criação de cursos, abertura de novas faculdades e diretrizes sobre ensino a distância.

Com o auditório lotado, representantes do órgão apresentaram a situação atual dos processos regulatórios em tramitação e as perspectivas de solução a curto e médio prazos. Mais de 800 internautas também acompanharam o evento pela ABMES TV.

Janguiê Diniz coordenou o seminário, que também contou com a presença do consultor jurídico da ABMES, José Roberto Covac; da consultora educacional e assessora da Presidência da ABMES, Iara de Moraes Xavier; dos diretores da Seres/MEC dos setores de Política Regulatória, Simone Horta; Regulação, Patrícia Augusta Ferreira Vilas Boas, e Supervisão, Amarilis Busch Tavares (diretora substituta).

A iniciativa também permitiu a aproximação das IES com 16 técnicos da Seres/MEC, que prestaram esclarecimentos sobre o órgão e tiraram dúvidas sobre os principais entraves para a finalização de procedimentos. No momento, constam nos registros da Seres/MEC mais de 23 mil processos em andamento. 

 


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas (Maurício)

Data:13/09/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de Maurício Eliseu Costa Romão, Secretário da Seres/MEC, sobre os processos regulatórios na Seres/MEC.

Download

Áudio: Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas (Covac)

Data:13/09/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de José Roberto Covac, Consultor Jurídico da ABMES, sobre os processos regulatórios na Seres/MEC.

Download

Áudio: Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas (Iara)

Data:13/09/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de Iara de Xavier, consultora especializada na área de avaliação educacional, sobre os processos regulatórios na Seres/MEC.

Download

Áudio: Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas (Simone)

Data:13/09/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de Simone Horta, Diretora de Política Regulatória da Seres/MEC, sobre os processos regulatórios na Seres/MEC.

Download

Áudio: Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas (Debate)

Data:13/09/2016

Descrição:

Debate sobre os assuntos abordados no Seminário ABMES -  Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas

Download

Vídeos

Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas | José Roberto Covac

Vídeo da apresentação de José Roberto Covac, consultor Jurídico da ABMES, sobre os Processos Regulatórios na Seres/MEC.

Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas | Simone Horta

Vídeo da apresentação de Simone Horta, diretora de Política Regulatória da Seres/MEC, sobre os Processos Regulatórios na Seres/MEC.

Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas | Maurício Romão

Vídeo da apresentação de Maurício Eliseu Costa Romão, secretário da Seres/MEC, sobre os Processos Regulatórios na Seres/MEC.

Processos Regulatórios na Seres/MEC: Situação atual e perspectivas | Iara Xavier

Vídeo da apresentação de Iara de Moraes Xavier, consultora especializada e assessora da presidência da ABMES, sobre os Processos Regulatórios na Seres/MEC.

Notícias

ABMES promove seminário com a Capes sobre panorama e perspectivas da pós-graduação no Brasil

A proposta da ABMES é ampliar e fortalecer o espaço de diálogo entre a Capes e as instituições de ensino superior associadas

MEC vai estabelecer diretrizes para evitar mudanças no ensino superior a cada troca de ministros

No seminário da ABMES, titular da Seres/MEC, Maurício Romão, anunciou que o governo está se mobilizando para estabelecer as diretrizes da Política Nacional do Ensino Superior

Coluna

Educação Superior Comentada | O calendário de abertura do protocolo de ingresso de processos regulatórios para 2018

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, apresenta o calendário anual de abertura do protocolo de ingresso de processos regulatórios no sistema e-MEC para 2018, estipulado na Portaria Normativa n° 24, de 21 de dezembro de 2017. O especialista ressalta a importância das instituições estarem atentas aos prazos estabelecidos, assegurando o cumprimento de tais prazos, de modo a evitar a irregularidade na sua atuação e na oferta de seus cursos superiores