Detalhe

Semana da Reponsabilidade Social do Ensino Superior Particular acontece em setembro

23/08/2017 | Por: ABMES | 2341
Divulgação/ABMES

Mais de 800 instituições de ensino superior (IES) de todo o país devem participar da 13º edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Criado em 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o projeto já proporcionou mais de 11 milhões de atendimentos à população. Além de estimular nas IES o engajamento social para uma educação cada vez melhor, as ações geram benefícios para a sociedade e proporcionam aos alunos e voluntários oportunidades de conscientização e formação cidadã. Os estudantes podem ainda exercer a prática do que é aprendido em sala de aula. 

O objetivo central da campanha é dar mais visibilidade aos projetos de responsabilidade social que são realizados ao longo de todo o ano pelas diversas instituições particulares de todo o país em áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente. A maior mobilização, no entanto, acontece durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular que, em 2017, acontecerá entre 18 e 23 de setembro.

Em 12 edições do projeto, foram realizadas cerca de 70 mil atividades, envolvendo 2,7 milhões de alunos, 217 mil professores e mais de 158 mil técnicos. E o objetivo da Associação é superar anualmente os números, ampliando as atividades e serviços oferecidos pelas IES.

A adesão ao projeto é gratuita e podem se inscrever instituições particulares de educação superior – associadas ou não à ABMES –, bem como as públicas e aquelas vinculadas ao Sistema “S” (conjunto de instituições de interesse de categorias profissionais, como Sesi, Senai e Sesc). Voluntários e empresas também podem agregar atuando como parceiros das unidades educacionais.
 
A ABMES certifica as IES que comprovam a realização das ações com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição de ensino preocupa é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

No site da Campanha é possível acessar informações como datas, comunidades atendidas e mapa das atividades, além de conhecer mais sobre a oferta de serviços pelas IES.
 
Concurso Silvio Tendler de Vídeos - XI Edição

Os inscritos na Campanha de Responsabilidade Social também podem participar do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade das IES. O objetivo é estimular o registro das ações promovidas por cada uma das instituições e ampliar a divulgação das práticas realizadas. As inscrições são abertas logo após o término de cada edição da Semana da Responsabilidade Social.

As IES concorrem a quatro prêmios de R$ 2,5 mil cada nas seguintes categorias:
• Documentário
• Cobertura jornalística
• Vídeo institucional
• Videoclipe

SERVIÇO

13ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
Data: 18 a 23 de setembro de 2017
Mais informações: https://responsabilidadesocial.abmes.org.br

 


Conteúdo Relacionado

Notícias

Educação Cidadã

ABMES incentiva instituições de ensino superior (IES) a desenvolverem seu papel social

Instituições de ensino superior de todo o Brasil já podem se inscrever na Semana da Responsabilidade Social

Objetivo é oferecer programação social gratuita para a comunidade, de 18 a 23 de setembro, em mais de 250 municípios

ABMES lança a 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

As atividades serão centralizadas durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que acontecerá de 18 a 23 de setembro