Detalhe

Instituições de ensino superior de todo o Brasil já podem se inscrever na Semana da Responsabilidade Social

30/08/2017 | Por: Exame.com | 2017

As instituições de ensino superior interessadas em participar da 13a edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular já podem acessar o site da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e incluir sua programação de atividades sociais gratuitas. Este ano, alunos, professores e técnicos vão receber, de 18 a 23 de setembro, pessoas de comunidades próximas para levar orientações em importantes áreas acadêmicas, como saúde, direito, educação e meio ambiente. Cerca de 800 unidades, em mais de 250 municípios de todo o país, devem fazer parte da iniciativa e receber o Selo Instituição Socialmente Responsável.

Criado em 2005, o projeto já proporcionou mais de 11 milhões de atendimentos à população. Além de estimular nas faculdades, centros universitários e universidades o engajamento social para uma educação cada vez melhor, as ações geram benefícios para a sociedade e proporcionam aos alunos e voluntários oportunidades de conscientização e formação cidadã. Os estudantes podem ainda exercer a prática do que é aprendido em sala de aula.

O objetivo central da campanha é dar mais visibilidade aos projetos de responsabilidade social que são realizados ao longo de todo o ano pelas diversas instituições particulares de todo o país. Em 12 edições do projeto, foram realizadas cerca de 70 mil atividades, envolvendo 2,7 milhões de alunos, 217 mil professores e mais de 158 mil técnicos. E o objetivo da ABMES é superar anualmente os números, ampliando as atividades e serviços oferecidos.

A adesão ao projeto é gratuita e podem se inscrever instituições particulares de educação superior - associadas ou não à ABMES -, bem como as públicas e aquelas vinculadas ao Sistema "S" (conjunto de instituições de interesse de categorias profissionais, como Sesi, Senai e Sesc). Voluntários e empresas também podem agregar atuando como parceiros das unidades educacionais.

No site da Campanha é possível acessar informações como datas, comunidades atendidas e mapa das atividades, além de conhecer mais sobre a oferta de serviços pelas unidades de ensino. 

Concurso Silvio Tendler de Vídeos - XI Edição

Os inscritos na Campanha de Responsabilidade Social também podem participar do Concurso Silvio Tendler de Vídeos. O objetivo é estimular o registro das ações promovidas por cada uma das instituições e ampliar a divulgação das práticas realizadas. As inscrições são abertas logo após o término de cada edição da Semana da Responsabilidade Social.

As IES concorrem a quatro prêmios de R$ 2,5 mil cada nas seguintes categorias:

· Documentário

· Cobertura jornalística

· Vídeo institucional

· Videoclipe

SERVIÇO 
Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 
Promoção: ABMES 
Data: 18 a 23 de setembro de 2017 
Mais informações: (61) 3322-3252/ suporte@abmes.org.br


Conteúdo Relacionado