Detalhe

Solicitação de atendimento por Nome Social no Enade 2017 deve ser feita até 15 de setembro

11/09/2017 | Por: Inep | 1919
ABMES

Concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 que desejarem atendimento pelo Nome Social têm desta segunda até sexta-feira, 11 a 15 de setembro, para fazerem a solicitação por meio da Página do Participante. A opção é destinada a participante travesti ou transexual.

É preciso apresentar documentos comprobatórios da condição que motiva a solicitação de atendimento pelo Nome Social, como: fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco sendo que a cabeça deverá estar descoberta; cópia digitalizada de um dos documentos de identificação oficial com foto; e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo Nome Social disponibilizado na Página do Participante. Os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.

As solicitações de atendimento indeferidas poderão ser consultadas na Página do Participante. Nesse caso, o participante também será informado, por meio do e-mail cadastrado na inscrição, para o envio de um novo documento comprobatório. Se ainda assim o documento não estiver conforme o solicitado, o participante travesti ou transexual fará o Exame com seu nome civil.

As oportunidades de atendimentos diferenciados fazem parte da Política de Inclusão Social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que contempla, além do atendimento por Nome Social, atendimento específico e atendimento especializado em suas avaliações e exames.

Enade 2017 – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação. Nesta edição, o Exame vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.


Conteúdo Relacionado

Legislação

RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 19 DE JANEIRO DE 2018

Define o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.


PORTARIA MEC Nº 33, DE 17 DE JANEIRO DE 2018

Fica homologado o Parecer CNE/CP nº 14/2017, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, aprovado na Sessão Pública de 12 de setembro de 2017, que, junto ao Projeto de Resolução a ele anexo, define o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da Educação Básica do País, para alunos maiores de 18 anos.


RETIFICAÇÃO DO EDITAL INEP Nº 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017

Torna pública a realização do Enade 2017, nos seguintes termos: 1. 


Notícias

Inep capacita coordenadores estaduais do Enade 2017

O objetivo das capacitações é padronizar os procedimentos de aplicação em todo o país

Participantes do Enade 2017 já podem preencher o Questionário do Estudante

O documento faz um levantamento do perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação

Resultado do Enade 2016 é publicado no Diário Oficial

Segundo o Inep, o exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar do seu histórico escolar