Detalhe

Instituições já podem fornecer dados ao Censo da Educação Superior

22/01/2020 | Por: Ministério da Educação | 2923
Foto: Divulgação/ Inep

Começou nesta semana a coleta de dados do Censo de Educação Superior. As informações das instituições que oferecem cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica devem ser registradas por meio da plataforma eletrônica do Sistema Censup.

O pesquisador institucional é o responsável por coletar e registrar informações da sua instituição no sistema, como número de alunos, de docentes, de matrículas e de vagas que não foram preenchidas, além de verificar inconsistências e apurar questionamentos. O profissional é o representante oficial da instituição de educação superior junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para que o pesquisador possa acessar o Sistema Censup, é necessário que seus dados estejam cadastrados e atualizados. O prazo para atualização de cadastro do pesquisador institucional segue até 31 de janeiro.

No cronograma do Censo Superior 2019, as atividades de análise das consistências foram divididas em três períodos:

  • verificação da consistência, por meio de conferência, ajustes, validação dos dados coletados e envio das justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais);
  • análise e respostas às justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade do Inep);
  • ajustes dos dados conforme as orientações do Inep (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais).

O calendário vale para todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que oferecem cursos de graduação e sequenciais de formação específica. A apresentação dos resultados finais ocorrerá em 25 de setembro de 2020.

Confira o cronograma de coleta do Censo da Educação Superior 2019

Censo da Educação Superior
Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes. O levantamento reúne informações sobre as instituições de educação superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes, concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e de categoria administrativa.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Coleta do Censo Superior termina dia 17 de outubro

A declaração das informações é atribuição do representante legal da instituição e do recenseador institucional

Live orienta recenseadores sobre novos módulos

Encontro virtual realizado nesta sexta-feira, 21, teve participação do presidente e diretores do Inep. Foram apresentados os módulos Migração e Relatórios

Módulos Migração e Relatórios serão apresentados sexta (21)

Inep retomará encontros virtuais para apresentar novo Censup e orientar recenseadores. Live desta sexta será a primeira após ajuste no cronograma da pesquisa