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Escolas e universidades se preparam para atraso nas aulas e buscam alternativas para driblar a crise da Covid-19

17/03/2020 | Por: Extra | 518
Foto: Reprodução/ Extra

As instituições de ensino organizam uma estratégia de educação à distância para manter as atividades letivas durante a crise do novo coronavírus. A análise de representantes das secretarias estaduais é de que a interrupção de aulas deve durar bem mais que 15 dias e que é preciso identificar alternativa para que os estudantes não fiquem sem aula.

Além de atividades com o uso de computadores, os gestores estudam remeter materiais físicos para a casa de alunos que não tenham condição de conectividade. Algumas universidades privadas já têm adotado ambientes virtuais para seguir com as aulas remotamente. Até o momento, 20 estados e o Distrito Federal já suspenderam as atividades escolares total ou parcialmente.

Nesta terça-feira todos os secretários estaduais de educação participarão de uma videoconferência para definir quais serão as estratégias adotadas para manter o cronograma de aulas da rede em meio à crise de Covid-19.

No âmbito do ensino fundamental, de acordo com o Censo Escolar 2019, 36% das escolas estaduais não têm internet para ensino e aprendizagem. Na rede municipal o percentual é ainda maior: 70,4% não têm o recurso.

— Os estados vão se organizar para fazer as aulas à distância e de maneira programada. Em 15 dias a crise não se resolve, em países como a China as medidas duraram cerca de quatro meses. Não adianta ficar todo esse tempo em casa sem aprendizagem, vamos usar a tecnologia a favor da educação — afirmou Cecília Motta, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Cecília Motta diz, ainda, que é preciso pensar nos estudantes sem acesso a dispositivos tecnológicos: — Nem todo mundo tem acesso à tecnologia, mas grande parte tem. Vamos estudar outras opções também, em países mais desenvolvidos fizeram canal de TV, por exemplo. Temos que pensar em algo maior e também estudamos encaminhar material para os alunos que não têm acesso à tecnologia.

Aulas virtuais
No ensino superior, as universidades privadas já começaram a utilizar as ferramentas digitais para cumprir o calendário letivo. Professora da Unicarioca, no Rio de Janeiro, Luciane Conrado deu sua primeira aula virtual aos alunos da educação presencial na manhã desta terça-feira.

Desde que as aulas foram suspensas, ela organizou a divulgação de suas atividades on-line que acontecem por meio de uma live no Facebook no horário em que eram ministradas suas aulas presenciais.

A professora, que também atua no mestrado sobre uso de Novas tecnologias na Educação, dará aulas pela internet para turmas de Jornalismo, Publicidade e História da Arte.

— Pensei em como auxiliar no ensino presencial, porque o aluno da educação à distância já está mais acostumado a essa dinâmica. O aluno presencial não tem uma cultura de buscar o conteúdo na internet, de administrar o próprio tempo, entre outras coisas — explica Luciane.

Por isso, uma das saídas foi o recurso da transmissão ao vivo

: — Então resolvi fazer por live, porque os estudantes conseguem interagir pelos comentários. É uma maneira de usar as novas tecnologias par aproximação e não para distanciamento do conhecimento em um momento de crise de saúde pública.

A docente explica que após as aulas ela disponibiliza no ambiente virtual da universidade exercícios e pesquisas que os estudantes devem entregar como atividade regular.

De acordo com o diretor presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, a tendência é que as universidades particulares adotem a prática, mas caso haja a opção de suspender as aulas, esses conteúdos serão repostos sem prejuízo ao estudante.

— Vivemos um momento de exceção, é uma situação de emergência, todas as questões colocadas ficam em segundo plano . Estamos trabalhando num momento em que temos que ser criativos e fazer com que a vida acadêmica ande no momento crítico em que vivemos — afirmou.

— Há pequenas e médias instituições que não têm recursos tecnológicos já disponíveis, nesses casos elas podem suspender as aulas ou usar exercícios domiciliares.


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Links:
Artigo no blog da ABMES: https://bit.ly/2UdJHTN
90 livros clássicos em língua portuguesa para download gratuito: https://bit.ly/2UA5qnA
15 sites para baixar livros gratuitamente: https://bit.ly/3dq1tuw
Instituito Êxito de Empreendedorismo: https://bit.ly/3agsI8L

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Legislação

PORTARIA MEC Nº 329, DE 11 DE MARÇO DE 2020

Institui o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação - COE/MEC, no âmbito do Ministério da Educação.


PORTARIA MEC Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.


PORTARIA MEC Nº 345, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020.


PORTARIA MEC Nº 356, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do COVID-19 (coronavírus).


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências.


PORTARIA MS Nº 492, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Institui a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo", voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 928, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, e revoga o art. 18 da Medida Provisória nº 927, de 22 de março de 2020.


PORTARIA CONJUNTA Nº 555, DE 23 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a prorrogação do prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) e Certidões Positivas com Efeitos de Negativas de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND), em decorrência da pandemia relacionada ao coronavírus (COVID-19).


PORTARIA RFB Nº 543, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Estabelece, em caráter temporário, regras para o atendimento presencial nas unidades de atendimento, e suspende o prazo para prática de atos processuais e os procedimentos administrativos que especifica, no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), como medida de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19).


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