Detalhe

Ministério da Educação abre inscrições para vagas do Fies que não foram preenchidas

06/10/2020 | Por: Jornal Nacional | 2927
Foto: Reprodução/ Jornal Nacional

Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (6) inscrições para vagas do Fies que não foram preenchidas ao longo de 2020.

A Bruna adora animais e quer fazer medicina veterinária para ajudar a tratar os bichinhos abandonados. Mas ela não tem condições de pagar uma faculdade particular. Vai aproveitar as notas do Enem que fez em 2014 para tentar conseguir o Fies e entrar na faculdade.

“Fica muito puxado para a gente nessa situação de pandemia, redução salarial. Até a gente se restabelecer, não vai ser agora. A minha intenção é financiar o máximo que eu conseguir e realizar o sonho”, conta Bruna Catarina Moreira, pedagoga.

Desde 2015 o governo não financia 100% da mensalidade no Fies para alguns cursos que tem a mensalidade mais alta. De acordo com o Ministério da Educação, o aluno mais carente não paga juros e, para os outros, tem uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar.

“O aluno precisa de arcar com a diferença entre a mensalidade e o valor financiado, e muitas vezes o aluno não tem condições para isso”, explica Sólon Caldas, diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior.

Para se inscrever no Fies, o estudante tem que ter feito o Enem a partir de 2010, ter tirado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, não ter zerado a redação e ter uma renda bruta, por pessoa da família, de até três salários mínimos por mês.

O Ministério da Educação disponibilizou 50 mil vagas que não foram preenchidas no primeiro semestre de 2020. As inscrições devem ser feitas pela internet e, dessa vez, um dos critérios para ocupação das vagas vai ocorrer de acordo com a ordem de conclusão das inscrições.

Alguns estudantes reclamaram que não conseguiram concluir a inscrição nesta terça porque o site do Fies estava lento ou instável. O Alan está no segundo ano de arquitetura e só entrou na faculdade porque conseguiu 80% do financiamento estudantil.

“Para mim foi fundamental porque, se não fosse o Fies, eu não teria conseguido arcar com a faculdade até mesmo com o valor”, conta Alan Pereira dos Santos, estudante de arquitetura.

O Ministério da Educação declarou que está trabalhando para estabilizar o sistema e que a lentidão foi por causa do volume alto de acessos.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Webinar | Retomada com segurança das atividades presenciais nas IES

Confira a íntegra do webinar "Retomada com segurança das atividades presenciais nas IES", realizado em 21 de julho de 2020, com a participação de Maurício Garcia, consultor educacional e cientista digital;  Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, e Marcos Alencar, advogado especializado no ramo trabalhista empresarial

Legislação

PORTARIA FNDE Nº 655, DE 29 DE OUTUBRO DE 2020

Prorrogar, para o dia 30 de novembro de 2020, o prazo estabelecido na Resolução nº 03, de 28 de junho de 2012, para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do 2º semestre de 2020.


EDITAL SESU Nº 57, DE 25 DE SETEMBRO DE 2020

Torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo de ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies no segundo semestre de 2020.


PORTARIA MEC Nº 756, DE 15 DE SETEMBRO DE 2020

Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes dos processos seletivos do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies no segundo semestre de 2020.


Notícias

Futuros universitários ainda sofrerão efeitos da pandemia em 2021

Além de interferir na rotina de quem já está matriculado no ensino superior este ano, a pandemia de covid-19 também vai impactar aqueles que pretendem entrar na universidade em 2021

CNE edita normas educacionais a serem adotadas durante a pandemia da Covid-19

Deliberação do Conselho regulamentou a Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020

Conselho de Educação permite aula remota até fim de 2021 no ensino básico e no superior

Flexibilização valerá em instituições públicas e particulares

Covid-19 obriga mudanças profundas no ensino superior

Rede Brasil Atual: Segundo estudo divulgado pela ABMES, o processo é pelo momento que estamos vivendo, de pandemia de covid-19

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Inscrições começam no dia 6 de outubro

MEC publica regras para vagas remanescentes do Fies no 2º semestre

Inscrições deverão ser feitas pela internet