Detalhe

Resultados do IGC 2019 serão divulgados nesta sexta (23)

23/04/2021 | Por: Ministério da Educação | 436
Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentará, nesta sexta-feira, 23 de abril, os principais resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. A divulgação ocorrerá em live transmitida pelo canal do Inep no YouTube, a partir das 9h.

Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação.

Para ter o IGC calculado, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuído no triênio de referência do Enade. De 2017 a 2019, o exame avaliou cursos de cem áreas do conhecimento. No cálculo do IGC 2019, além do CPC, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Impactos
Iniciativas e políticas do Governo Federal, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), utilizam o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção. O indicador também é parâmetro para a distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior, além de orientar a autoavaliação das instituições de ensino.

Serviço
Divulgação dos resultados do IGC 2019
Data: 23 de abril de 2021, sexta-feira
Horário: 9h
Transmissão: Canal do Inep no YouTube


Conteúdo Relacionado

Notícias

Provas do Enade vão ser aplicadas este ano

Exame, que estava previsto para 2020, é referente ao ciclo avaliativo II. O cronograma ainda não foi divulgado, Confira os cursos que serão avaliados

MEC confirma que fará Enade em 2021, mas não estipula data

Avaliação de estudantes e cursos do ensino superior estava prevista para 6 de novembro de 2020, mas não foi realizada

Apenas 46 instituições de ensino superior conquistam nota máxima em índice do Inep

Jovem Pan: Em entrevista o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre as notas do Enade

Inscrição para elaboradores de itens vai até domingo (21)

Seleção é para professores interessados em elaborar e revisar itens da educação superior. Docente deverá indicar para quais áreas está se candidatando

Qual é o principal objetivo do Enade?

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)