Detalhe

Curso orienta representantes institucionais para o Enade

21/07/2021 | Por: Inep | 456

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira, 20 de julho, o curso “Enade 2021 – Aspectos conceituais e operacionais” para os procuradores institucionais, coordenadores de curso e outros profissionais da educação superior responsáveis por acompanhar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O conteúdo foi desenvolvido pelo Inep, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

O objetivo principal é orientar os profissionais da educação superior a atuarem nas suas instituições como disseminadores do exame enquanto política educacional, bem como registrar e acompanhar, no Sistema Enade, processos como o enquadramento de cursos, a inscrição e a regularização de estudantes. Serão apresentados os principais conceitos da avaliação da educação superior, a importância dos instrumentos avaliativos e como cada instituição pode aproveitar os diferentes resultados e devolutivas do exame.

Para ter acesso à capacitação, é necessário que os coordenadores de curso, procuradores institucionais e demais profissionais vinculados à educação superior realizem suas inscrições. A capacitação é gratuita e será oferecida na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas, e disponibilização de 10 mil vagas. Os concluintes terão direito à declaração de comparecimento.

O treinamento está estruturado em três módulos: “Contextualização do Enade”, “Aspectos operacionais do Enade” e “Devolutiva e indicadores de qualidade da educação superior”, nessa ordem. Já estão disponíveis os acessos ao conteúdo dos módulos 1 e 2. O primeiro é dividido em duas seções, que tratam dos temas “A avaliação da educação superior no Brasil” e “O Enade no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)”. O segundo módulo tem três seções: “Instrumentos e ciclos avaliativos”, “Enquadramento de curso e inscrição do estudante” e “Regularidade e regularização do estudante”.

O terceiro módulo – “Devolutiva e indicadores de qualidade da educação superior” – será disponibilizado pelo Inep a partir da segunda quinzena de agosto. Nessa etapa serão apresentados os seguintes temas: “Disseminação dos resultados do Enade” e “Indicadores de Qualidade da Educação Superior”.

Aplicação
O Inep aplicará o Enade 2021 em 14 de novembro e avaliará os estudantes concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sinaes.

Enquadramento automático
A novidade do Enade 2021 é o enquadramento automático dos cursos de acordo com a Classi?cação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Especí?ca (Cine Brasil), realizado pelo Inep. Esse procedimento pode ser verificado pelos procuradores educacionais institucionais até 8 de agosto. No mesmo período, os procuradores também podem registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.Enquadramento automático – A novidade do Enade 2021 é o enquadramento automático dos cursos de acordo com a Classi?cação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Especí?ca (Cine Brasil), realizado pelo Inep. Esse procedimento pode ser verificado pelos procuradores educacionais institucionais até 8 de agosto. No mesmo período, os procuradores também podem registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.

Inscrição
O Sistema Enade está disponível para os coordenadores de curso realizarem a inscrição dos estudantes habilitados para o exame até o dia 8 de agosto. As inscrições que precisarem de retificação poderão ser corrigidas no período de 9 a 29 de agosto.

Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. Após a inscrição dos coordenadores, os estudantes concluintes habilitados para o Enade 2021 também devem preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social pode fazer a solicitação entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Enade 2021 será aplicado em 14 de novembro

Exame avaliará cursos vinculados ao ano II do ciclo avaliativo. Coordenadores dos cursos de graduação poderão inscrever os estudantes a partir de 19 de julho

Aberta seleção para consultor da educação superior

Especialistas em instrumentos de avaliação podem se candidatar até o dia 20 de junho. Selecionado realizará estudos para desenvolvimento de novos indicadores

Provas do Enade vão ser aplicadas este ano

Exame, que estava previsto para 2020, é referente ao ciclo avaliativo II. O cronograma ainda não foi divulgado, Confira os cursos que serão avaliados

MEC confirma que fará Enade em 2021, mas não estipula data

Avaliação de estudantes e cursos do ensino superior estava prevista para 6 de novembro de 2020, mas não foi realizada

Apenas 46 instituições de ensino superior conquistam nota máxima em índice do Inep

Jovem Pan: Em entrevista o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre as notas do Enade

Resultados do IGC 2019 serão divulgados nesta sexta (23)

Inep apresentará os principais dados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, em live, com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube

Inscrição para elaboradores de itens vai até domingo (21)

Seleção é para professores interessados em elaborar e revisar itens da educação superior. Docente deverá indicar para quais áreas está se candidatando

Qual é o principal objetivo do Enade?

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)