Detalhe

Aberta manifestação sobre insumos para indicadores

21/06/2022 | Por: Inep | 1808

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta terça-feira, 21 de junho, o período para as instituições de educação superior se manifestarem sobre os insumos do cálculo da primeira etapa dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2021. Os procuradores educacionais institucionais participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 podem se manifestar por meio do Sistema e-MEC, até o dia 30 de junho. No sistema, será disponibilizado um tutorial com o passo a passo para realizar o procedimento.

Serão divulgados os insumos subsidiários ao cálculo do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Também serão disponibilizados os insumos relativos ao Questionário do Estudante utilizados no cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), por curso de graduação, referentes à área de enquadramento do curso no Enade 2021. Os insumos são baseados nas seguintes informações: 

1. quantidade de estudantes concluintes inscritos e participantes com resultados válidos no Enade 2021 para fins de avaliação; 
2. desempenho médio obtido por estudantes concluintes no Enade 2021 nas questões de Formação Geral e nas questões do Componente Específico da prova; 
3. quantidade de estudantes concluintes participantes do Enade 2021 com nota do Enem considerada no cálculo do IDD; 
4. quantidade de estudantes que responderam ao Questionário do Estudante; e 
5. média das respostas obtidas do Questionário do Estudante do Enade 2021 sobre infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, consideradas no cálculo do CPC.

O principal objetivo da divulgação dos insumos é permitir às instituições de educação superior se manifestarem, de modo a validar os insumos que serão utilizados no cálculo desses indicadores, possibilitando sua correção, quando julgado pertinente, antes do cálculo e da divulgação dos resultados. Os procuradores institucionais devem verificar atentamente cada insumo disponibilizado para análise, tendo em vista que, após a publicação oficial dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, seus resultados passam a ser considerados estatísticas oficiais do ensino superior, não sendo possível realizar qualquer alteração nos dados em decorrência de solicitação extemporânea das instituições.

Etapas – O processo de divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes a 2021 foi dividido em duas etapas, com o objetivo de oferecer à sociedade o acesso aos resultados de maneira mais célere, à medida que as bases de dados necessárias a cada cálculo se tornam disponíveis. 

Canal de comunicação – Em caso de dúvidas, o procurador institucional pode acessar o canal de comunicação “Fale Conosco”, disponível no portal do Ministério da Educação.

Resultados – A divulgação dos indicadores Conceito Enade e IDD está prevista para acontecer a partir do dia 31 de agosto de 2022; já a do CPC e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) ocorrerá a partir do dia 13 de dezembro.

Acesse o Sistema e-MEC

Acesse o canal Fale Conosco