Detalhe

ABMES recebe representantes do Inep para bate-papo com IES

04/04/2023 | Por: ABMES | 1505

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) recebeu nesta terça-feira (4/4) representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para um bate-papo com as instituições de ensino superior sobre os processos e políticas de avaliação. O encontro foi coordenado pelo diretor presidente da Associação, Celso Niskier.

Na ocasião, foram abordados temas urgentes para as instituições de educação superior como o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis); revisão dos Instrumentos de Avaliação; perspectivas para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); indicadores do Inep, entre outros temas de interesse do setor.

O diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira, apresentou em detalhes um panorama do atual cenário do órgão e quais serão os processos de melhoria que estão sendo desenvolvidos. “Estamos caminhando para dar maior transparência. Queremos, por exemplo, divulgar micro dados da avaliação in loco. Estamos pensando em movimentações na direção de melhorar os processos. Tudo está sendo desenhado, ainda será definido”, esclareceu Teixeira.

Está na agenda de estudos do Inep caracterizar o sistema de educação superior, as instituições e os cursos; tornar o Enade comparável e estabelecer critérios mínimos de desempenho; aumentar o comprometimento dos estudantes no exame; identificar quais resultados da avaliação servem à política regulatória e de financiamento. Segundo Ulysses, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior irá promover encontros regionais para conhecer melhor as IES e suas necessidades.

“Merece destaque o que foi falado sobre as melhorias pensadas para o Sinaes e para as particularidades do Enade, explorando melhor a diversidade do nosso setor”, comentou Niskier. A presidente do Conselho de Reitores de Universidade Brasileira (CRUB), Beatriz Maria Eckert-Hoff pontuou que a importância da união das entidades e do governo federal diante das mudanças na educação brasileira. “Estamos em um momento de mudanças neste pós-pandemia, novo governo, é importante que todos se unam em prol da educação brasileira”.

A assessora da presidência da ABMES e diretora executiva da EDUX21, professora Iara de Xavier, fez uma apresentação sobre o panorama da avaliação da educação superior e como a Associação se posiciona para colaborar com as IES associadas – e o mercado – para os processos de cada uma conforme sua diversidade e o plano institucional, respeitando as particularidades e valorizando a criatividade e a inovação. “Não podemos mais padronizar e, sim, personalizar. Cada região é uma região. Cada instituição é uma instituição. Isso tem que ser levado em consideração quando se pensa sobre uma transformação da Lei dos Sinaes”, pontuou.

O encontro foi um evento híbrido realizado no auditório da sede da ABMES e transmitido pelo canal do YouTube. A íntegra está disponível na ABMES Plus - clique aqui (exclusivo para assinantes).


Conteúdo Relacionado