Detalhe

ABMES: 30 anos pela livre iniciativa na educação superior

03/09/2012 | Por: Blog Direto da Reitoria - Paulo Cardim | 2633

A Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), da qual sou um dos fundadores e atualmente membro do Conselho da Presidência, está comemorando nesta data 30 anos de existência, com diversas solenidades, sendo a principal uma sessão especial no Senado Federal, por iniciativa do senador Cristovam Buarque.

A ABMES representa centenas de faculdades, universidades e centros universitários mantidos pela livre iniciativa, com cerca de 300 mantenedoras e mais de 500 mantidas. Vem sendo uma entidade qualificada para o diálogo com os órgãos governamentais, assim como a Associação Nacional dos Centros universitários (Anaceu), da qual sou presidente e a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) da qual sou vice-presidente, todas integrantes do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Ao longo dos seus 30 anos de existência, a ABMES fez história ao atuar em diversos momentos importantes na história da República, como nos debates sobre os dispositivos da educação superior na Constituinte de 88, o projeto de lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), convertido na Lei nº 9.394, de 1996, nos planos nacionais de educação e em conclaves onde a livre iniciativa está em questão. Tem dado efetivas contribuições ao aperfeiçoamento do Fies e do ProUni.

A ABMES promove, regularmente, seminários e debates sobre diversos temas da educação superior, abertos aos seus associados e ao público em geral. Publica os resultados desses seminários, além de outras publicações sempre úteis ao norteamento dos gestores das instituições de educação superior privada e dos próprios órgãos governamentais.

É com grande empenho que o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo associa-se às justas homenagens que estão sendo prestadas à ABMES, por seus trinta anos de lutas em prol da livre iniciativa na área da educação superior e pela melhoria constante da qualidade desse nível educacional.


Conteúdo Relacionado