A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou o resultado da 5ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior. Cristovam Buarque, Jouberto Uchôa e Janguiê Diniz foram os eleitos pela diretoria da Associação nas categorias Desempenho Político, Gestão de Instituição de Ensino Superior e Gestão Empresarial, respectivamente. Nesta edição de 2012, conforme permite o regulamento do prêmio, a ABMES vai agraciar ainda o ministro Ayres Britto, como Personalidade Destaque na Sociedade Civil.
O Prêmio, concedido a cada dois anos, foi criado em 2004 pela ABMES com o intuito de conferir o reconhecimento do mérito de personalidades que contribuem para a educação superior no Brasil. A solenidade de premiação da 5ª edição ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2012, durante o seminário de final de ano da ABMES, na sede da Associação, em Brasília/DF. O evento contará com as conferências do senador Cristovam e do ministro do STF. Mais informações sobre o prêmio e o patrono, Milton Santos, podem ser conferidas no site http://miltonsantos.abmes.org.br.
Conheça os vencedores
Gestão de Instituição de Educação Superior
Jouberto Uchôa de Mendonça nasceu em Aracaju no dia 17 de setembro de 1936. Foi tecelão, balconista, auxiliar de laboratório e auxiliar de fiscal de cinema. Iniciou as atividades ligadas à educação em 1954, no antigo Ginásio Pio X, atuando como vigia, servente, inspetor de alunos, professor de matemática, secretário e diretor. É bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Administração de Unidades de Ensino. Hoje é reitor da Universidade Tiradentes (Unit), localizada em Aracaju/SE, e integra o conselho da Sociedade de Educação Tiradentes (SET), mantenedora da Unit e da Faculdade Integrada Tiradentes - Fitsem Maceió.
Desempenho Político
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque nasceu em fevereiro de 1944 em Recife/PE. Quando estudante, trabalhava ministrando aulas particulares de física e matemática, especialidade que o fez optar pelo curso de Engenharia Mecânica. Em 1979, deu aulas no Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Na UnB, acabou protagonizando evento histórico ao ser o primeiro reitor eleito da instituição. Saiu de lá diretamente para o governo do Distrito Federal. Fora do governo, a partir de 1999, criou a organização não-governamental Missão Criança, que manteve viva a Bolsa-Escola. Em 2003, foi nomeado ministro da Educação do governo Lula. Atualmente no Senado Federal, é chamado por seus pares como SENADOR DA EDUCAÇÃO, tendo em vista sua defesa intransigente da educação como o caminho para o desenvolvimento e a justiça social.
Gestão Empresarial
José Janguiê Diniz nasceu no distrito de Santana dos Garrotes na Paraíba. Depois de passar com a família por Naviraí/MS e Pimenta Bueno/RO, foi para o Recife/PE seguir os estudos. Formou-se em Direito na UFPE. Em 1992, tornou-se juiz togado do trabalho. Nesta época, já havia se formado em Letras na Unicap e ensinava na Faculdade de Direito de Olinda. Em 1993, passou no concurso público para Procurador do Trabalho do Ministério Público da União e no de professor efetivo da Faculdade de Direito do Recife – UFPE. , Em 2003, nasce no Recife a Faculdade Maurício de Nassau, que nos anos seguintes se expande para os estados da Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Pará e Pernambuco. Agora se prepara para abrir unidades no Maranhão e no estado do Amazonas. Em 2007, é fundada a Faculdade Joaquim Nabuco, com unidades em Paulista e no Recife.
Personalidade destaque na sociedade civil
Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto nasceu em 18 de novembro de 1942, na cidade de Propriá/SE. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe em 1962. Em Sergipe exerceu os cargos de Consultor-Geral do Estado; de Procurador- Geral de Justiça; de Procurador do Tribunal de Contas e de Chefe do Departamento Jurídico do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado - CONDESE. Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal em 2003 e foi eleito para exercer a Presidência do STF para o biênio de 2012-2014. Integrou o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, de 1993 a 1994, sendo membro da Comissão de Constituição e Justiça do órgão nos períodos de 1995 a 1996 e de 1998 a 1999. É membro da Academia Sergipana de Letras. Tomou posse em 2007 na Academia Brasileira de Letras Jurídicas, no Rio de Janeiro.