Quando o projeto do Hospital Electro Bonini (HEB), da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, ainda estava apenas no papel, o objetivo de seus idealizadores era oferecer à população de Ribeirão Preto um atendimento humanizado e de qualidade, sempre levando em consideração as necessidades sociais da comunidade.
Foi com esse propósito que, em março de 2003, a Universidade ampliou sensivelmente o alcance da sua Rede de Serviços à Comunidade inaugurando o Hospital que agora completa 10 anos. Referência no atendimento secundário do SUS para o Distrito leste, o HEB atende 44 bairros dessa região de Ribeirão Preto, que comporta aproximadamente 150 mil habitantes. Desde sua fundação, o HEB já atendeu mais de 372 mil pessoas entre cirurgias, internações e atendimentos nos ambulatórios de especialidades.
Esse atendimento por meio de parceria entre Secretaria Municipal da Saúde e a UNAERP iniciou-se em 2006, com o objetivo de consolidar o Sistema Único de Saúde municipal. O convênio vem promovendo ao longo dos anos a descentralização de determinadas ações e serviços de saúde, reforçando a atenção básica, secundária e a vigilância em saúde dessa região, onde a Universidade está localizada.
Para o Secretário Municipal da Saúde, Stênio Miranda, essa parceria tem a missão de oferecer assistência de qualidade à população por intermédio do sistema único de saúde, e de formar profissionais capacitados e com nível de excelência técnica. “Esperamos que a colaboração entre nossas instituições estenda-se a novos projetos e ações cada vez mais sólidas”, destaca o secretário.
O HEB oferece atendimentos ambulatoriais em mais de 20 especialidades, entre elas neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, geriatria, nefrologia, ginecologia e endocrinologia. Além disso, oferece serviços em enfermaria pediátrica, numa parceria firmada em abril de 2012 com o Hospital Santa Lydia, que hoje é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde. Aos usuários do hospital também são disponibilizadas cirurgias nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia geral, proctologia, vascular, urologia, ginecologia, entre outras. A pacientes de convênios e particulares, o HEB também oferece realização de exames de diagnóstico, consultas de especialidades, internações clínicas e cirúrgicas.
Atendimento de excelência - O Hospital Electro Bonini tem como missão oferecer prevenção e promoção da saúde por meio de um trabalho multiprofissional, objetivando a qualidade e humanização do atendimento, através de ações de ensino e pesquisa em consonância com a função social da universidade, articulada com a política pública de saúde, provendo ao seu público atendimento de qualidade e de acordo com princípios éticos e humanísticos.
Por conta do empenho de todos os seus colaboradores, diretores e corpo clínico, o HEB colhe bons frutos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi o segundo melhor Hospital de Ribeirão Preto, com nota 9,369, ficando apenas atrás do Hospital das Clínicas. A classificação também coloca o Hospital Electro Bonini como o 12º melhor do Estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada com usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em mais de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista.
Além de contribuir com o atendimento da população, oferecendo serviços de qualidade, como foi destacado na pesquisa, o Hospital serve como campo de estudo, estágio e residência médica para os estudantes de Medicina da Unaerp. “É muito bom que o nosso curso tenha um hospital próprio para que o aluno possa desenvolver seus estudos do jeito que o projeto pedagógico do curso preconiza. Isso permite o aprendizado em nível secundário de atendimento, o que é importante porque o foco do curso, como determinam as diretrizes do MEC, é formar o médico generalista com ênfase no atendimento primário e secundário”, afirma o coordenador do curso de Medicina, professor doutor Reinaldo Bestetti.
Segundo o diretor clínico e técnico do HEB, o médico Fernando Marcos Gomes, esse reconhecimento existe por conta da qualidade do corpo clínico, que tem uma visão educacional, científica e humana do serviço oferecido e também pelos funcionários comprometidos não só com o hospital, mas com a Universidade. “Os usuários são satisfeitos com nosso atendimento porque existe uma preocupação enorme com o bem-estar deles, que são a peça fundamental da estrutura hospitalar”, explica.
É o que pensa a dona de casa Vanice Rodrigues da Costa Vietta, 54 anos, que utiliza os serviços do HEB desde sua inauguração. “Já fiz tratamentos dermatológicos, oftalmológicos, ginecológicos e com clínico geral e o atendimento é sempre ótimo, desde a recepção, o pessoal da faxina até os médicos. Eles conversam e explicam tudo muito bem”, garante.
Bem estruturado - O prédio arquitetado para instalar o Hospital Electro Bonini possui cinco andares, com uma área total construída de 9.200m2. Dentro desse complexo, funcionam as áreas administrativas, Serviço de Arquivo Médico e Estatístico - SAME, a área de Nutrição, a Central de Esterilização, uma área de pequenas cirurgias, a piscina de hidroterapia, o laboratório de análises clínicas, farmácia hospitalar e o Núcleo de Atendimento da Saúde – NAS, além dos consultórios, sala de urgência, raios-X, enfermaria e centro cirúrgico. “A estrutura do Hospital é ótima, tudo muito limpo e
organizado, faço tratamento há mais de um ano e não quero saber de nenhum outro lugar. Aqui, conseguiram achar o meu problema na tireóide”, conta a aposentada Geni Aparecida Teixeira, de 62 anos.
E sempre pensando em oferecer um serviço mais completo para os usuários, o HEB colocou em prática, no segundo semestre de 2011, seu projeto de ampliação, que pretende construir mais 1.375 m2 e reformar 400 m². Com a expansão, o hospital passará a ter seis salas cirúrgicas, nove leitos em UTI adulto e 75 leitos em enfermaria. A diretora operacional do Hospital, Leandra Marinelli Cardoso, afirma que a ideia é aumentar a capacidade e a quantidade de atendimento. “Vamos conseguir realizar internações e cirurgias mais complexas, proporcionando um atendimento mais completo aos nossos pacientes”, enfatiza.
A expectativa da diretoria do HEB é passar de 2.059 cirurgias realizadas por ano para pelo menos 5.760 cirurgias/ano, em um prazo de 18 meses após o término da ampliação, além de passar para 600 internações/ano nos leitos para Enfermaria Clínica de Retaguarda e aproximadamente 300 internações/ano em UTI. Todos esses recursos serão oferecidos à Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, às operadoras de saúde de Ribeirão Preto e região e clientes particulares.
O objetivo da ampliação preconiza ainda, oferecer aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de saúde da Unaerp um hospital para campo de estágios e pesquisa com maior número de atendimentos e de maior complexidade. De acordo com a assessora de direção do Hospital, Lara Bonini, “o maior desafio na construção da história do HEB é ampliar as atividades oferecidas mantendo a qualidade”.
Desafio que vem sendo vencido pela equipe HEB, segundo a administradora Elaine Melo, que usa os serviços há 10 anos e confia a saúde de seus três filhos aos profissionais do Hospital. “Eu cancelei o convênio da minha família porque o atendimento e a estrutura aqui são excelentes”, garante. “O que nos importa é o reconhecimento dos nossos pacientes”, finaliza a assessora da direção do HEB.
BOX
Coral e Saúde na Terceira Idade fazem parte da festa
Parte das comemorações dos 10 anos do HEB, no próximo dia 11 de março acontece a distribuição de bolo e suco a partir das 7h30, para os visitantes e pacientes, no saguão do Hospital. O Coral da Unaerp fará uma apresentação especial às 13h.
A programação conta ainda com o projeto Saúde na Terceira Idade, que visa promover a saúde dos idosos por meio da realização de palestras com temas relevantes para a população em fase de envelhecimento. As palestras acontecerão no Anfiteatro do Hospital Electro Bonini, uma vez ao mês, ao longo de 2013.