Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério

O Prêmio Top Educacional foi criado pela Resolução n.º 1, de 2 de dezembro de 1992, pelo então presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Édson Raymundo Pinheiro de  Souza Franco, com o objetivo de conhecer, premiar e divulgar as propostas inovadoras das instituições de ensino (IES) superior associadas e não associadas.

A partir de 1997, passou a denominar-se Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério em homenagem ao educador, político, músico, diplomata e escritor e fundador da Universidade de Uberaba, Minas Gerais.

Tal como prevê o art. 2.º do regulamento, “o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério será concedido anualmente às instituições de ensino superior, associadas ou não à ABMES, que apresentarem propostas inovadoras, com resultados comprovados, em uma ou mais das seguintes áreas: ensino, pesquisa e extensão; inovações curriculares na graduação, pós-graduação e nos cursos sequenciais; avaliação institucional; modelos de gestão e iniciativas promotoras de inclusão social e de proteção do meio ambiente.”

Os coordenadores das propostas vencedoras recebem a premiação em dinheiro e diploma; aos mantenedores das respectivas IES são conferidos placas e diplomas e os demais concorrentes, diplomas de participação.

Além disso, a ABMES dedica uma edição do ABMES Cadernos à publicação de artigos assinados pelos  coordenadores das propostas vencedoras.


Vantagens aos Associados


  • Participar gratuitamente nos eventos da ABMES
  • Obter descontos especiais em cursos de capacitação, congressos e outras atividades
  • Receber gratuitamente exemplares das publicações da ABMES Editora
  • Consultoria nas áreas jurídica e acadêmica
  • Usufruir de estrutura moderna e atendimento qualificado
  • Contribuir com propostas sobre temas relacionados ao setor