• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Sem tempo em tempo de volta às aulas

Outros Autores

25/03/2016 04:17:36

Liana MerladeteLiana Merladete Relações Públicas, Coordenadora de Comunicação e Professora em Webcidadania da FADISMA e mestranda em Tecnologias educacionais em Rede na UFSM *** Os últimos anos trouxeram à Comunicação mudanças significativas. E, como não poderia deixar de ser, o impacto da consequente convergência midiática é sentido, também, nas instituições de ensino de todos os níveis e em todo mundo. Em Santa Maria não é diferente. Quatro diferentes gerações, cada uma com características específicas, convive em sala de aula e fora, on e off line. E, numa nova condição urgente do tempo, onde um novo mundo virtual em redes passou a ter destaque, docentes e discentes ganham novas responsabilidades e obrigações oriundas de uma conexão constante, fomentando a seguinte questão: quais os limites e potencialidades, no contexto dos tempos tecnológicos, para o aperfeiçoamento do primeiro e complementaridade do segundo? Nesse panorama de alunos e professores familiarizados com as redes sociais virtuais, onde se torna cada vez mais difícil desvincular Educação de Lazer, que a preocupação dos docentes acerca da disputa da atenção com as redes sociais - dada a constante conferência da timeline do Facebook ou dos replies do Twitter - cedeu espaço para o papel das redes sociais enquanto promissor meio de comunicação, potencializador da Educação. Nem todos notam, nem todos reconhecem. Mas o espaço físico das salas de aula foi ampliado. Alunos e professores não são mais limitados apenas ao tempo de uma aula. Ambos têm a oportunidade de expandir o diálogo, a qualquer instante e de qualquer parte. Mas e o tempo dedicado pelos professores ao exercício de sua profissão, nessa uma nova versão, como fica? Da mesma forma que os contratos não preveem o trabalho que as mediações tecnológicas impõem, os alunos, nascidos, e com trânsito natural e livre, no mundo digital, desconhecem, talvez, a barreira - se é que existe - entre o mundo real e virtual, assumindo a condição de retratos da era da instantaneidade. Se na atualidade são múltiplas as formas de interação e de articulação via ambientes virtuais, listas, e-mails, chats e até troca de mensagens privadas, qual é o tempo docente? E o discente? O relógio, enfim, pode “marcar” seus ponteiros na hora exata da conquista da aprendizagem? Não. Os tempos são líquidos, já disse Bauman. E diante de um novo ano letivo precisamos falar sobre a (in)viabilidade de aperfeiçoamento docente e complementaridade de competências discente quando dessa oferta múltipla de ferramentas e instrumentos disponibilizados, ao mesmo passo do atual congestionamento de informações e tempo cada vez mais escasso – e urgente – de reflexão. A que horas?  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020