• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Ensino superior do futuro começa a transformar o presente

Antonio Carbonari Netto

05/05/2016 04:28:22

Antonio Carbonari Netto2 Antonio Carbonari Netto* Correio Braziliense, publicado em 02 de maio de 2016 *** O ensino superior tradicional realiza-se nas salas de aula. Por muitos anos, foi sendo alterado, na forma dos conteúdos, na didática, na quantidade crescente de alunos e nos equipamentos. Há pouco tempo, a lousa transformou-se num monitor de tevê. E chegaram os notebooks, tablets e smartphones, que permitem aos estudantes aprenderem quando e onde estiverem! Hoje, milhões de pessoas estudam on-line. Milhares têm seus cursos exclusivamente dessa maneira. Há vários aspectos nesse modelo que, pedagogicamente, são melhores e mais eficazes. O ensino presencial deixa muito a desejar. Em muitas instituições, a falta de infraestrutura tecnológica, de treinamento e recapacitação dos professores tem influenciado negativamente no aprendizado. O sistema on-line permite muitas melhorias: os dados sobre frequência dos estudos, participação e realização de tarefas discentes, perguntas e respostas individuais e coletivas, simultâneas ou não, dos alunos aos professores, reposição, reestudo e suplementação de temas e conteúdos. O docente moderniza suas funções, tornando-se tutor. É muito provável que o conceito de qualidade dos cursos on-line seja duramente criticado nos próximos anos. Os conservadores justificarão suas posições contrárias com muita força. Afinal, “Narciso acha feio o que não é espelho” (Caetano Veloso, em Sampa). Ouviremos muitas conjunções adversativas. Dirão que são favoráveis ao novo processo, mas, porém, contudo, todavia... Poucos enfatizarão o essencial: o resultado de uma aprendizagem eficaz, útil e aplicável e não mais o que e como foi ensinado! Também é preciso considerar os custos dos cursos presenciais, como locomoção e alimentação, e o tempo despendido nessas atividades. Será cada vez mais inevitável que os estudantes questionem quanto dos seus gastos com educação referem-se de fato ao aprendizado: prédios, lanchonetes, salas para laboratórios, times de basquete, futebol, espaços para recreação... Nada disso fará sentido se puderem estudar on-line. Num futuro bem próximo, como já está acontecendo, será possível comprar cursos e materiais pedagógicos de diferentes provedores de conteúdos, obtendo-se a certificação em uma instituição universitária. Há organizações que já fazem isso. O sistema atual, que se torna obsoleto, reflete explicitamente os dogmas da revolução industrial do século passado. Hoje, estamos na era da aprendizagem e do desenvolvimento de competências, úteis aos estudantes para que desenvolvam seus projetos de vida, nem sempre regulamentados e claramente ofertados pelo mercado. A educação passará a ser feita sob medida para o aluno do século 21, atendendo às suas necessidades, aos desejos e aos custos acessíveis. Muito do novo ensino superior será mais personalizado, não coletivo. As modernas tecnologias e seus recursos (tablets, smartphones e plataformas amigáveis de autoaprendizado) farão com que os bons educadores, que serão os grandes “astros” das séries de filmes, novelas e entretenimento da aprendizagem, produzam suas aulas para estudantes de muitos lugares, no município, no país e no mundo! Ou seja, as funções dos mestres mudarão drasticamente! Sem salas de aula e a presença física dos alunos ou da maioria deles, os professores serão tutores de orientação dos estudos. Assim, contribuirão muito, atendendo número cada vez maior de estudantes, para que estes tenham sucesso em suas aspirações profissionais e projetos de vida. Tais avanços têm alcance e relevância global, mas seu impacto em países emergentes, como o Brasil, será maior quanto à imperiosa democratização do acesso ao ensino superior  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020