Valmor Bolan
Doutor em Sociologia
Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá
Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC
***
O Brasil prepara-se para a realização dos XXXI Jogos Olímpicos, que terão início em 5 de agosto, e durante todo o mês, até o dia 21 do mesmo mês. É a primeira vez que serão realizados os Jogos Olímpicos no País, com o início e encerramento no Estádio do Maracanã. Estão sendo esperados mais de dez mil atletas de 206 nações do mundo todo. Será o maior evento esportivo do planeta, e apesar da grave crise econômica e política, é grande a expectativa de que o Brasil não apenas ofereça ao mundo um espetáculo, com também consiga obter medalhas de ouro em modalidades específicas. Haverá duas modalidades a mais do que as Olimpíadas de 2012, cujos jogos serão animados pelas mascotes Vinícius e Tom, em homenagem aos dois grandes compositores brasileiros, Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
O Rio de Janeiro acolherá os atletas em 32 locais, nos quais ocorrerão as provas olímpicas. O site pesquisa.com sobre os Jogos Olímpicos www.suapesquisa.com/olimpiadas2016, conta que ao todo serão seis mil jornalistas que cobrirão os eventos, contando ainda com vinte mil profissionais de televisão. E mais: “Serão disputadas 306 provas com medalhas. Serão 161 provas masculinas, 136 femininas e 9 mistas” Explica ainda que “antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, foram “realizados 39 eventos-teste”, com o “objetivo principal” de “identificar possíveis falhas ou possibilidades de melhorias.” Destaca ainda outro número que impressiona”: “é o número de ingressos colocados à disposição: 7,5 milhões.”, com “cerca de 45 mil voluntários”, para participar na organização dos grandes jogos.
O fato é que será a primeira vez que o Brasil sediará um evento esportivo desta envergadura, aonde tudo o que acontecer por aqui, terá repercussão planetária. Muitos ficam apreensivos, receosos de protestos políticos radicais, violências, etc., especialmente nesses dias conturbados de crise política, em que o Senado está para deliberar o mérito em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, tendo sido marcadas grandes manifestações anti-Dilma em todo o País, em 31 de julho, poucos dias, portanto, antes da abertura das Olimpíadas. Mas devemos lembrar que o Rio de Janeiro sediou a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, com muito sucesso, sem grandes transtornos. Por isso, esperamos que realmente o Brasil possa realizar uma grande Olimpíada, com resultados apreciáveis, em todos os aspectos, marcando assim positivamente, esse momento de confraternização global.




