Valmor Bolan
Doutor em Sociologia
Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá
Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC
***
O novo semestre escolar intensifica-se com atividades acadêmicas que desafiam a todo estudante dar o melhor de si, especialmente em se tratando de uma formação que visa não apenas prepara-los para o mercado de trabalho, mas para a vida. É preciso, portanto, que cada educador esteja consciente dessa missão, em todos os níveis, desde o professor do ensino fundamental, do ensino médio ao superior. Em cada fase, deve haver aquela atenção para com a formação do ser humano, de suas capacidades intelectivas e sensitivas, com o senso da responsabilidade. A educação visa, portanto não apenas 'a transmissão de informações e conhecimentos técnicos, mas princípios e valores humanos. É desse humanismo que se faz necessário para não haver apenas o tecnicismo.
Para isso, conta a disposição do professor em dialogar com os alunos, na melhor prática da maiêutica, como ensinava Sócrates, na Grécia antiga, pois o educador é aquele que buscar tirar do aluno o que ele tem de melhor, a partir de suas próprias potencialidades, fazendo-o descobrir os seus talentos, motivando-o a coloca-los a favor da vida. Esse é o verdadeiro desafio daquele que coloca a educação como meio para desenvolvermos os melhores potenciais daqueles com quem temos a responsabilidade de formar como ser sensível, crítico, justo, altruísta, humanizado realmente.
É possível resgatarmos o sentido da missão da Educação com tais princípios e valores, pois só assim conseguiremos o desenvolvimento pessoal de cada estudante, e o desenvolvimento social que desejamos para um País destinado 'a prosperidade como o Brasil. Futuro que só será promissor se houver uma educação efetivamente voltada para os valores humanos, voltada a propiciar as condições mais adequadas para que cada pessoa tenha a motivação para dar o melhor de si no que faz disposta a enfrentar os desafios da vida com positividade. É assim que garantiremos o verdadeiro progresso humano, com valores que promovam a educação para a vida.




