• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

A revolução das EdTechs

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

24/02/2020 04:39:14

O mundo vive hoje uma nova revolução: a revolução das Edtechs.

As Edtechs são as startups voltadas para a transformação digital da educação, tanto no nível básico quanto no nível superior. Uma das motivações para essa revolução é a necessidade de personalizar o ensino e a aprendizagem, de diminuir a carga burocrática de trabalho do professor e de desenvolver novos currículos, baseados nas habilidades sócio emocionais e nas competências pessoais e profissionais para um mundo em constante evolução. Tudo isso sendo impulsionado pelas novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial.

Recentemente, participei da criação do Pool Edtech, fundo de investimento em empresas nascentes na área de tecnologia para educação, coordenado pela Bossa Nova Investimentos, do craque João Kepler. O que se pretende é dar oportunidade para esses jovens empreendedores de desenvolver seus conceitos e ideias, transformando-as em novos produtos e acessando mais amplamente o mercado educacional.

A criação de um bem-sucedido ecossistema brasileiro voltado para a inovação educacional passa pelos investimentos em novas startups, pela conexão com as universidades e centros de pesquisa nacionais e mundiais e pelo acesso aos mercados globais.

Há enormes oportunidades para crescimento do setor de tecnologia voltada para a educação, a exemplo do que vimos em Israel e na China, durante as recentes visitas da delegação ABMES de reitores e dirigentes educacionais, que esse ano irá ao Japão.

Temos no Brasil a criatividade, os recursos e as dores para impulsionar essa nascente revolução. Os educadores que se preparem, pois nada será como antes em tempos de grandes rupturas e transformações na Educação.

 

24/02/2020

oscar hipólito

A utilização de tecnologia na educação será cada dia mais importante para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Da mesma forma o uso de Data Science é imprescindível tanto para a gestão do ensino quanto para impulsionar o fechamento dos gaps de aprendizagem dos alunos.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020