• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

O Mundo Volátil

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

01/06/2020 04:54:59

Celso Niskier Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) Reitor do Centro Universitário UniCarioca *** Debater os desafios e as oportunidades da educação superior nunca foi tão necessário. Temos passado por grandes transformações mundiais, mas este é um momento ímpar: e pandemia do novo coronavírus acelerou processos e colocou em evidência necessidades que há muito vinham sendo negligenciadas na área educacional. As reflexões sobre os rumos da educação e a necessária ruptura das estruturas curriculares sustentadas em bases tradicionais se tornaram ainda mais urgentes. Por isso, sempre atenta aos temas de grande relevância e com o objetivo de fornecer subsídios a instituições de ensino superior e pesquisadores da área, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) dedica a 44ª edição da Revista Estudos a apresentar os insumos necessários à construção de currículos inovadores, alinhados aos desafios da sociedade contemporânea e às exigências do mercado de trabalho em acelerada transformação. Este rico trabalho foi desenvolvido pela qualificada equipe de consultores e especialistas educacionais constituída por Francislene Hasmann, Gilberto Garcia, Iara de Xavier, Maximilano Damas, Patrícia Vilas Boas, Paulo Chanan e Sólon Caldas. Além da problematização dos atuais modelos de organização curricular e a necessidade de adequação à formação humana e profissional para atuar numa sociedade complexa, tecnológica e competitiva, é apresentado o contexto de transição regulatória da educação superior, com ênfase na possibilidade da autorregularão do setor privado, discutindo as implicações nas instituições de ensino superior (IES) e nos currículos de graduação. Os autores trazem um olhar sobre o novo ensinar, o novo aprender e como as IES podem continuar relevantes num “Mundo VUCA” (Volatility – Volatilidade; Uncertainty – Incerteza; Complexity – Complexidade; e Ambiguity – Ambiguidade), onde os Big Datas parecem deter todo o conhecimento que a humanidade precisa. O estudo aborda os novos papéis dos estudantes, dos professores e dos gestores da educação, bem como o papel de todos nós, os seres humanos, de modo a continuarmos relevantes por meio das habilidades que nos diferem dos algoritmos e dos aprendizados de máquina. Esta é mais uma publicação da ABMES Editora, que ao longo de quase quatro décadas já publicou cerca de 300 volumes, um verdadeiro legado da educação brasileira, sendo referência na produção intelectual, disseminação do conhecimento e fonte de pesquisa no meio acadêmico. Outros títulos também podem ser acessados na íntegra pelo site www.abmes.org.br.  

01/06/2020

Leyla Nascimento

Prezado Presidente Celso, Excelente editorial sobre o momento da área da educação promover inovação frente aos desafios de um mundo em transformação. A triste fase da pandemia do COVID 19 tem feito com que sejam repensadas novas formas da Sociedade, Organizações e Pessoas buscarem por meio da tecnologia garantir condições melhores de sobreviver a esses desafios. Leyla Nascimento CEO Grupo Capacitare Presidente da World Federation of People Management Associations.

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020