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Está em nossas mãos

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

15/06/2020 04:32:56

Celso Niskier Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) Reitor do Centro Universitário UniCarioca *** Quero abrir este artigo com uma boa notícia: 94% dos estudantes do ensino superior privado querem continuar seus estudos de graduação, mesmo em meio à maior pandemia dos últimos cem anos. Esse é um dos números da nova rodada da pesquisa elaborada pela Educa Insights e divulgada pela ABMES – “COVID-19 e Educação Superior: o que pensam os alunos e como sua IES deve se preparar?”. Um dado, no entanto, preocupou: cresceu o número de alunos em dúvida sobre a capacidade de manter seus estudos. Passou de 37% para 42% o número de estudantes que temem não ter condições de continuar estudando, devido à situação de incerteza sobre a economia e as consequências sobre o emprego e a renda. Apesar do número crescente, comparado com a rodada anterior da pesquisa, divulgada no mês passado, o desafio ainda está em nossas mãos. As instituições privadas de ensino superior podem e devem buscar negociações individuais com os alunos em situação de risco, tentando reverter um possível abandono. Outro ponto destacado na pesquisa foi a importância da melhoria na conversão de prospects em matrículas, em tempos de captação mais escassa. Além disso, o foco deve ser também a retenção, portanto um bom trabalho junto à base atual de alunos é fundamental e urgente nos próximos meses. Mais uma informação mereceu destaque: a seguir nesse rumo, o Brasil terá mais alunos matriculados em cursos a distância do que em cursos presenciais, dado o crescimento projetado dessa modalidade no cenário pós-pandemia, impulsionado por preços mais acessíveis e pela flexibilidade e acessibilidade que a EAD oferece. Mesmo as IES que não possuem ainda o credenciamento em EAD deverão aumentar sua oferta de disciplinas on-line, no limite de 40%, como preconiza a legislação. Caminhamos céleres para a hegemonia do modelo híbrido, combinando etapas presenciais, remotas e a distância, em busca de maior sintonia com o desejo dos estudantes. Frente a essa realidade, repito, está em nossas mãos trabalhar para preparar nossas instituições para o “novo normal” que se avizinha, sem nunca esquecer a necessária qualidade dos cursos e serviços. Inovar não é fácil, mas é possível, com a união de todos os envolvidos na criação de um “mindset” de crescimento dentro das instituições. Nossos corpos ainda estão em quarentena, mas nossos espíritos continuam livres e prontos a pensar e agir fora da caixa.  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

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Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

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