• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Ensino superior: qual é o suporte necessário aos professores para a implementação da internacionalização em uma instituição?

Alberto Costa

Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores

10/06/2020 04:35:11

Alberto Costa Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores *** O processo de internacionalização sempre engloba mais que somente o aluno. É importante que todos os grupos da instituição estejam envolvidos na hora da implementação e manutenção do projeto e, claro, os professores não só não podem ficar de fora como são peças fundamentais. Implementar a língua inglesa de maneira eficaz em um contexto de universidade implica o desenvolvimento profissional do corpo docente, tanto dos que atuam diretamente com o idioma, como dos especialistas em outras disciplinas que precisam ensinar por meio da língua estrangeira. E para que isso aconteça de forma organizada é necessário que haja suporte antes, durante e depois do projeto já implementado. Apesar de parecer uma tarefa complexa, essa ajuda não é tão difícil de implementar, veja abaixo algumas saídas: Garantir o nível adequado dos professores da instituição Já falamos a respeito da importância de medir a proficiência dos alunos que ingressam nas universidades, tanto por questões de nivelamento em sala de aula quanto para garantir o entendimento dos conteúdos. Para os professores, o mesmo também precisa ser aplicado: é necessário que eles tenham certo nível de domínio do idioma para lecionar nesse modelo de ensino. Esse grau não tem uma regra única para todas as instituições. Ele varia conforme o programa instituído, os materiais e metodologia utilizados e o objetivo final de entrega. Um caminho para formar esse corpo docente alinhado à necessidade é, ao recrutar novos talentos, sempre pedir para que eles apresentem uma certificação que legitime sua proficiência no idioma, ou implementar um teste de entrada na instituição. Para os que já são mais antigos e faziam parte do time desde antes da mudança, aulas eletivas ou até cursos completos de inglês podem ser oferecidos para elevar seus níveis. Apoio no ensino EMI e no aprendizado da língua inglesa Claro que falar inglês é muito importante, mas só ter domínio do idioma não é sinônimo de conhecimento para lecionar por meio dele. Muitas das universidades que passam pela internacionalização adotam o EMI (inglês como meio de instrução) como abordagem de apoio ao ensino (nós detalhamos sua prática aqui). E é necessário que os professores estejam habilitados e seguros para lecionar suas matérias na língua, já que estarão passando seus conhecimentos para os alunos utilizando uma abordagem nova e diferente da maneira como ensinamos em português. A formação em EMI é uma solução nesse sentido. Um case recente que apresentou resultados interessantes foi a parceria de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para exames de proficiência e preparo de professores, com a Universidade de São Paulo (USP). O departamento está envolvido em uma colaboração inédita com a instituição paulista, por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), para a formação de um grupo de docentes de diferentes disciplinas e faculdades em um projeto piloto de aplicação do curso sobre EMI. A iniciativa é parte da cooperação entre as organizações para apoiar e promover a aceleração de ofertas de cursos que coloquem a língua como parte integrante da proposta de internacionalização para que o Brasil expanda seu papel e oportunidades no contexto da Educação Superior internacional. Materiais de qualidade e uma boa estrutura As ferramentas disponibilizadas para os professores também precisam ajudar no desempenho das suas funções.Um material de qualidade é importante para que o docente tenha embasamento na hora de passar conhecimento para os alunos. Afinal, apesar de não definir a qualidade de um currículo ou de um programa, essa ferramenta fornece um apoio valioso para que o professor tenha formas de manter ou de formar uma imagem de qualidade em torno do nome do seu empregador. A mesma coisa acontece com a estrutura das instituições e salas de aula. Criar laboratórios adequados e outras instalações que permitam ao corpo decente ter acesso a referências internacionais é necessário e estratégico para que haja sucesso no processo de internacionalização e na sua manutenção. Reconhecimento Fazer com que o docente se sinta acolhido e reconhecido institucionalmente é nosso último ponto, mas não menos importante. Isso acontece por meio de incentivos financeiros, mas também pela valorização da carreira em si.Precisamos lembrar que o professor que leciona em outro idioma, que não o seu nativo, faz um investimento adicional desde sua formação, até o preparo da aula em inglês.  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020