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ABMES 38 anos: primeiros passos de uma longa trajetória

Sólon Hormidas Caldas

Diretor executivo da ABMES

19/08/2020 03:41:20

Sólon Caldas Diretor executivo da ABMES *** Em agosto de 1982 começavam os primeiros capítulos de um sonho: promover o fortalecimento e a expansão da educação superior no Brasil com a criação da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). Ao longo desses 38 anos, todos aqueles que fazem parte desta história se empenharam no desenvolvimento da educação brasileira, colaborando com políticas públicas, debates importantes para ampliação e democratização de acesso, em especial, dos estudantes com menor renda. Os números são ótimas expressões para ilustrar essa trajetória. No início da década de 1980, universidades, centros universitários e faculdades particulares já representavam 70% das instituições de nível superior no país e eram responsáveis por formar 61% dos alunos, dando sinais de maturidade suficiente para expansão. O salto foi inevitável e, atualmente, 88% das instituições são particulares e cerca de 75% dos estudantes brasileiros estão matriculados nelas. Definitivamente, a formação superior no Brasil ocorre no âmbito particular de ensino e a ABMES tem papel importante nesse processo, de um lado contribuindo continuamente com a elaboração de políticas públicas no diálogo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), com o Ministério da Educação (MEC) e com os parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. E, do outro, prestando serviço às instituições por meio de programas de apoio acadêmico e administrativo, eventos, treinamentos e cursos de capacitação, realizando pesquisas e editando publicações importantes sobre o setor privado de ensino superior. Neste momento desafiador de isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, com a construção de um “novo normal”, com a implantação do ensino híbrido e de uma nova gestão nas instituições, a ABMES está ainda mais empenhada em auxiliar seus associados, em especial, com a transformação digital. O processo de inovação foi acelerado antes que todos estivessem prontos ou que houvesse uma legislação adequada. Por consequência, a participação proativa da Associação se tornou ainda mais importante para garantir que as IES e seus alunos continuassem bem assistidos e os danos fossem minimizados agora e para o pós-pandemia. Foi assim que, um mês depois do início da suspensão das atividades presenciais, em abril, quase 80% das IES já haviam migrado suas atividades para as plataformas digitais e 67% dos estudantes declararam estar satisfeitos com a solução encontrada para continuação do calendário acadêmico. Essas e outras constatações relevantes para o setor privado de ensino superior foram apresentados pela ABMES a partir do monitoramento, de março a julho, do comportamento dos atuais e futuros alunos, realizado pela empresa de pesquisa educacional Educa Insights. Os dados contabilizados e a proximidade com a realidade vivida por seus associados levaram a ABMES a levantar bandeiras importantes, como a articulação que culminou na edição, em junho, da Portaria nº 544 do MEC, que autoriza a continuidade das atividades remotas até o fim do ano. O passo seguinte foi estruturar e enviar ao parlamento e ao poder executivo propostas que permitam que milhares de alunos continuem investindo na formação superior, com a criação do Fies Emergencial e linhas de créditos excepcionais para o custeio das mensalidades. Pensando a médio e longo prazo, a ABMES tem buscado meios de evitar que a proposta da Reforma Tributária apresentada pelo Governo, que vai onerar excessivamente o setor, represente a evasão de quase 1 milhão de estudantes ao longo dos próximos 10 anos. Sem essa sensibilização, haverá um retrocesso em todo o avanço na qualificação da mão-de-obra e qualidade de vida dos brasileiros conquistado nas últimas décadas, graças à democratização ao acesso à educação proporcionada principalmente pelo ProUni e pelo Fies. Para mim, como diretor executivo desde 2008, é muito gratificante fazer parte de uma entidade como a ABMES, respeitada no cenário educacional e que me permite trabalhar em prol do desenvolvimento da educação no nosso país, contribuindo para que milhões de jovens tenham acesso à educação, o que, sem dúvida, transforma a vida das pessoas. Esse legado que tenho construído há quase 13 anos é o que me motiva a trabalhar como se cada dia fosse único, sempre com a esperança de que a educação neste país tenha o seu devido reconhecimento. Um brinde à ABMES!!!! 2 

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