Valdemar Ottani
Economista
Consultor Educacional da ABMES e assessor técnico do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular
***
Alvíssaras! A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) está criada. Nosso sonho está realizado. Assim se expressaram em uníssono educadores reunidos no Hotel Glória no Rio de Janeiro. Corria o ano da graça de 1982 e era o dia 18 de agosto, uma quarta-feira. Cumpria-se assim o que havia sido decidido durante o Quarto Encontro de Associações de Mantenedoras de Ensino Superior, realizado em maio de 1982 nesse mesmo hotel. A Ata da Assembleia Geral de Constituição da entidade veio então a ser assinada por 55 fundadores representando as respectivas instituições de ensino, no dia 30 de agosto de 1982, no Hotel Nacional em Brasília.
No contexto da ABMES, minha atividade profissional se iniciou em 2008, convidado pelo então presidente Prof. Gabriel Mario Rodrigues, trabalhando inicialmente ao lado dos diretores Sólon Caldas e Cecilia Horta. Mas gostaria de mencionar que desde o ano de 2003 eu já vinha participando das atividades da entidade como representante da UNIDERP, então dirigida pelo Conselheiro da Presidência, Reitor Pedro Chaves dos Santos Filho. Desde então, já há 17 anos, permaneci integrado nesta Família como já estamos nos acostumando a chamar nossa querida ABMES.
Por outro lado, o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) tinha sido recentemente criado em Brasília por entidades associativas do setor tendo seu Estatuto aprovado por Assembleia Geral realizada no dia 09 de abril de 2008. Por decisão de seus membros, o Prof. Gabriel (representante pela ABMES) foi nomeado seu primeiro secretário executivo, função que a partir de então (exceto por um breve período de tempo) até os dias de hoje é exercida pelo diretor presidente desta instituição. É importante mencionar o incessante trabalho que desde o início do Fórum a ABMES vem realizando em seu apoio (de forma integrada com as outras entidades associadas) visando assegurar e viabilizar da melhor maneira possível a já vitoriosa e consolidada atuação desta entidade.
Ainda neste ano de 2008 ocorreu reunião entre os membros do Fórum e o senhor Marcelo Chucre, responsável pela organização Linha Direta, quando houve a decisão de se iniciar o primeiro Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), em Porto de Galinhas/Recife. A este se sucederam outras 11 edições: Araxá, Florianópolis, Salvador, Natal, Foz do Iguaçu, Maceió, Rio de Janeiro, Porto de Galinhas, Gramado, Comandatuba e Belo Horizonte). Novamente mister se faz apontar a equipe da ABMES (nela destacando-se o importante papel da gerente de Projetos, Lidyane Lima) com profissionais que, com apoio da Linha Direta, vêm realizando Congresso após Congresso um trabalho extraordinário para que todos eles pudessem ter retumbante êxito com marcante participação de reitores, educadores, gestores , professores (cerca de 600 participantes ultimamente).
Merece destaque também a criação do Conselho de Administração da ABMES, revelando um certo pioneirismo entre entidades congêneres. Aprovado por Assembleia Geral em abril de 2016, seus 15 membros foram formalmente eleitos na eleição geral ocorrida em maio seguinte. Órgão independente e colaborativo, tem como objetivo traçar as diretrizes estratégicas do desenvolvimento da ABMES. Sua composição inclui todos os ex-presidentes da ABMES, o que permitiu que a instituição pudesse contar em sua estrutura no momento de forma ativa com três dos seus pioneiros fundadores, um fato incrível e de extraordinário valor: Candido Mendes (1982/1992), Edson Franco (1992/2004) e Gabriel Mario Rodrigues (2004/2016 ). É realmente um privilégio contar com tanta experiência e sabedoria. Ademais, recentemente passou a fazer parte deste Conselho o Prof. Janguiê Diniz (2016/2019) empreendedor nato, com visão à frente de seu tempo e atualmente uma das maiores lideranças do ensino superior brasileiro. Juntos, os quatro educadores têm um enorme cabedal de prática e conhecimento, bem como representam uma fonte inesgotável de saber para transmitir a todos da ABMES e quiçá para a sociedade brasileira.
Sem dúvida a ABMES se apresenta de forma marcante no cenário nacional através de uma contribuição decisiva nas discussões dos grandes temas relacionados ao desenvolvimento do país e em especial na área da educação. Nesta, a Associação nos seus 38 anos de existência tem se destacado pelo seu arrojo e dedicação na defesa de seus associados e por atuações memoráveis junto ao Ministério da Educação e seus órgão congêneres sendo presença fundamental na construção e revisão de políticas públicas justas e equânimes, buscando traze-las para junto da realidade das instituições de educação superior e garantir os direitos e conquistas do setor. Mas, pasmem, não se trata de tarefa fácil, pois neste período de sua existência a ABMES conviveu em diálogo com 25 Ministros (sendo dois interinos) desde Ester de Figueiredo Ferraz (24.08.1982) até os dias atuais com o ministro Milton Ribeiro (16.07.2020).
Como se sabe e já foi ressaltado, os 38 anos da ABMES são associados às bodas de carvalho, árvore majestosa, forte naturalmente e que possui características de longevidade. Nela se espelhando a ABMES firmou seu tronco robusto com raízes que se aprofundam durante tempestades e adversidades, tornando-se cada vez resistente.
Mas, de repente, uma pandemia ataca frontalmente o mundo todo e especialmente o nosso país, com uma velocidade que poucos esperavam que ela possuísse, atingindo as instituições de ensino brasileiras com uma voragem ensurdecedora. Mas ela encontrou nossa Associação com as características do carvalho, com um timoneiro e uma tripulação extremamente preparados para todas as vicissitudes. Felizmente lá estava o Prof. Celso Niskier (com seu braço direito Sólon Caldas) no local certo, na hora certa para comandar uma ABMES que, com muita competência e vigor, vem superando todas as adversidades que se apresentam nas mais diferentes frentes de batalha, quer seja no MEC e em suas entidades componentes, nas mais diversas esferas de Governos, no Congresso Nacional, no Poder Judiciário. A todo momento se vê o Prof. Celso, pessoa simples e acessível, com empatia intensa, hábil articulador e negociador, atuando pela ABMES através do Fórum e/ou em conjunto com entidades irmãs, na busca do consenso e subsequente ação para superar os inumeráveis problemas que todos os dias se apresentam nesta pandemia.
Alvíssaras. Sucesso sempre para todos os que fazem parte da ABMES: diretor presidente, vice-presidentes, membros do Conselho de Administração, do Colegiado da Presidência, da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, associados e toda a prestigiosa e qualificada equipe de trabalho.
Ao finalizar, agradeço imensamente à ABMES pela oportunidade que me dá de estar participando de sua história.




