Profa. Dra.Valéria Valls
Ministrará a palestra “A Gestão da Inovação na Biblioteca Acadêmica” no ENB 2013 – V Encontro Nacional de Bibliotecários de IES & V Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares
***O conceito de inovação normalmente é relacionado a ideias criativas, com alto poder de transformação e tendo como base equipes altamente motivadas a olhar a realidade sob novos prismas. Nesse sentido, inovar parece estar sempre ligado a fazer algo novo e renovado... o que é perfeitamente aplicável a qualquer realidade, inclusive à biblioteca acadêmica. Mas, será que inovação é necessariamente um giro de 360 graus?
Analisando a literatura sobre o tema descobrimos que a palavra “inovar” deriva do latim in+novare, que significa “fazer novo”, renovar ou alterar. Sob o enfoque administrativo, se relaciona a ter um novo conceito, ou muitas vezes, aplicar as ideias de outras pessoas em novidades ou de uma forma nova. Nesse sentido, a inovação pode ser de vários tipos, desde o lançamento de novos produtos ou serviços, melhoria de algo que já existe ou inovação organizacional, que otimiza a eficiência da organização.
Essas pistas são interessantes para perceber que além da nova ideia isoladamente, precisamos com certeza de um ambiente inovador, ou seja, processos, pessoas, estruturas... que apoiem a efetiva implantação da inovação e sua longevidade.
Quantas vezes em nossa realidade profissional já nos deparamos com excelentes iniciativas que “morreram na praia”, ou seja, transformações que tinham tudo para dar certo, mas que não foram bem sucedidas!
Inovação envolve criatividade e ideias novas sim, mas, além disso, é necessário que estas sejam implementadas e que tenham o seu impacto dimensionado. Um serviço inovador na biblioteca, por exemplo, pode ser excelente, mas financeiramente inviável e dependente de um só funcionário, o que torna essa inovação impraticável.
Notamos por essa rápida análise que o tema é muito amplo. Quando pensamos em inovação no ambiente empresarial necessariamente é necessário considerar a Gestão da Inovação, que envolve vários processos formais capazes de sustentar e viabilizar a inovação! A Gestão da Inovação pode contemplar, por exemplo, processos que estimulem a geração de ideias, que garantam o feedback (por mais absurda que uma ideia seja, o funcionário ou cliente que se predispôs a dividi-la merece um retorno). Também é super importante garantir que o ambiente favoreça a colaboração e que de fato reconheça e premie aqueles que têm ideias inovadoras e também aqueles que viabilizem a implantação dessas ideias.
Isso nos faz pensar que independente do tipo de inovação, se de pequena melhoria ou radical, de processo ou de produto, há uma sequência lógica, iniciada pelo surgimento da ideia indo até a sua implementação. E a Gestão da Inovação, assim como qualquer outra forma de gestão, exige planejamento e controle para ser de fato efetiva. Além disso, os colaboradores devem estar preparados para a inovação, predispostos a repensar a realidade e a evoluir suas atividades de acordo com as necessidades dos clientes ou do ambiente organizacional.
Voltando à realidade da gestão de bibliotecas, será que estamos continuamente repensando se os produtos e serviços estão realmente adequados às necessidades dos usuários? Ou como diz o ditado futebolístico “em time que está ganhando não se mexe?” e optamos por manter sempre os processos consagrados com medo de “inventar moda” e ousar? Será que de fato os bibliotecários estão abertos à mudança ou preferem manter os padrões e regras pré-estabelecidas?
Bem, considerando que a sociedade está em acelerada transformação, os gestores de bibliotecas precisam com certeza estar antenados às transformações da comunidade a qual atendem, identificando e gerenciando de maneira efetiva as novas necessidades e expectativas.
Diante desse cenário, é recomendável que os gestores de bibliotecas estruturem processos de inovação e implantem ferramentas apropriadas à coleta de informações de seus usuários, para garantir que suas manifestações sejam recebidas, analisadas e sempre que possível atendidas. Para garantir a eficácia dos processos de gestão, a equipe deve ser qualificada e estar sempre informada, para que seja possível a identificação do seu grau de satisfação, do seu comprometimento, motivação e entusiasmo!
A gestão da inovação é perfeitamente aplicável à realidade das bibliotecas acadêmicas e merece atenção por parte de seus gestores, para que os produtos e serviços oferecidos aos usuários dessas bibliotecas de fato agreguem valor aos usuários, contribuindo para o seu o avanço pessoal, social e profissional.




